Localização

Departamento de Anatomia, Nova Medical Schoo, Campo Mártires da Pátria, 130, 1169-056 Lisboa

Diogo Bogalhão do Casal

Docente Professor Auxiliar Convidado

Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Anatomia da Nova Medical School desde 2018. Desde que ingressou no Internato Complementar de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), em 27 de Março de 2006, até ao momento atual participou como ajudante e/ou cirurgião em mais de 6000 procedimentos cirúrgicos.

A partir do momento em que concluiu a sua formação, por escolha pessoal, trabalhou exclusivamente em Cirurgia Reconstrutiva. Desde essa altura que se dedicou particularmente à cirurgia do sistema nervoso periférico, à microcirurgia, à traumatologia e à cirurgia do membro superior. Desde 2010 que está integrado na consulta de Plexo Braquial de adultos do CHULC (Hospital de São José) e na consulta de Plexo Braquial Pediátrico do CHULC desde a sua criação em 2016 (Hospital de Dona Estefânia), sendo atualmente responsável por estas duas consultas e pelo grupo de Microcirurgia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

• 1. Silva G, Sales-Dias J, Casal D, Alves S, Domenici G, Barreto C, Matos C, Lemos AR, Matias AT, Kucheryava K et al: Development of Dl1.72, a Novel Anti-DLL1 Antibody with Anti-Tumor Efficacy against Estrogen Receptor-Positive Breast Cancer. Cancers (Basel) 2021, 13(16).
  • 2. Silva A, Caixeirinho P, Vilares M, Semedo C, Martins M, Zagalo C, Casal D: Head and neck oncological reconstruction with 114 free flaps in a Portuguese tertiary cancer center. Acta Med Port 2021.
  • 3. Ensina A, Carvalho PM, Machado J, Carvalho ML, Casal D, Pais D, Santos JP, Dias AA, Pessanha S: Analysis of human tissues using Energy Dispersive X Ray Fluorescence - Dark matrix determination for the application to cancer research. J Trace Elem Med Biol 2021, 68:126837.
  • 4. Casal D, Mota-Silva E, Iria I, Pais D, Farinho A, Alves S, Pen C, Mascarenhas-Lemos L, Ferreira-Silva J, Ferraz-Oliveira M et al: Functional and Physiological Methods of Evaluating Median Nerve Regeneration in the Rat. Journal of Visualized Experiments 2020(158):e59767.
  • 5. Carvalho PMS, Pessanha S, Machado J, Silva AL, Veloso J, Casal D, Pais D, Santos JP: Energy dispersive X-ray fluorescence quantitative analysis of biological samples with the external standard method. Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy 2020, 174:105991.
  • 6. Mata-Ribeiro L, Casal D, Ferreira JA, Costa DS, Lacerda J: The use of free fibula-flexor hallucis longus osteomuscular flap for calcaneal reconstruction after partial calcanectomy for the chronic osteomyelitis: A case report. International journal of surgery case reports 2019, 65:213-216.
  • 7. Casal D, Tanganho D, Cunha T, Mota-Silva E, Iria I, Pais D, Videira P, Videira-Castro J, Goyri-O'Neill J: Unconventional Perfusion Flaps in the Experimental Setting: A Systematic Review and Meta-Analysis. Plastic and reconstructive surgery 2019, 143(5):1003e-1016e.
  • 8. Casal D, Iria I, Ramalho JS, Alves S, Mota-Silva E, Mascarenhas-Lemos L, Pontinha C, Guadalupe-Cabral M, Ferreira-Silva J, Ferraz-Oliveira M et al: BD-2 and BD-3 increase skin flap survival in a model of ischemia and Pseudomonas aeruginosa infection. Scientific Reports 2019, 9(1).
  • 9. Casal D, Pais D, Mota-Silva E, Pelliccia G, Iria I, Videira PA, Mendes MM, Goyri-O'Neill J, Mouzinho MM: Reconstruction of a long defect of the ulnar artery and nerve with an arterialized neurovenous free flap in a teenager: A case report and literature review. Microsurgery 2018, 38(2):209-217.
  • 10. Casal D, Mota-Silva E, Iria I, Alves S, Farinho A, Pen C, Lourenco-Silva N, Mascarenhas-Lemos L, Silva-Ferreira J, Ferraz-Oliveira M et al: Reconstruction of a 10-mm-long median nerve gap in an ischemic environment using autologous conduits with different patterns of blood supply: A comparative study in the rat. PloS one 2018, 13(4):e0195692.
  • 11. Casal D, Pelliccia G, Pais D, Carrola-Gomes D, Angélica-Almeida M, Videira-Castro J, Goyri-O’Neill J: Stab injury to the preauricular region with laceration of the external carotid artery without involvement of the facial nerve: a case report. Journal of medical case reports 2017, 11(1):205.
  • 12. Casal D, Pais D, Iria I, Videira PA, Mota-Silva E, Alves S, Mascarenhas-Lemos L, Pen C, Vassilenko V, Goyri-O'Neill J: Blood Supply to the Integument of the Abdomen of the Rat: A Surgical Perspective. Plastic and reconstructive surgery Global open 2017, 5(9):e1454.
  • 13. Casal D, Pais D, Iria I, Mota-Silva E, Almeida MA, Alves S, Pen C, Farinho A, Mascarenhas-Lemos L, Ferreira-Silva J et al: A Model of Free Tissue Transfer: The Rat Epigastric Free Flap. Journal of visualized experiments : JoVE 2017, 1(119):e55281.
  • 14. Casal D, Mota-Silva E, Pais D, Iria I, Videira PA, Tanganho D, Alves S, Mascarenhas-Lemos L, Martins Ferreira J, Ferraz-Oliveira M et al: Optimization of an Arterialized Venous Fasciocutaneous Flap in the Abdomen of the Rat. Plastic and reconstructive surgery Global open 2017, 5(8):e1436.
  • 1999 “Bolsa por Mérito" - aluno melhor classificado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa no período 1998/1999. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
  • 2002 “Bolsa por Mérito” - aluno melhor classificado da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Nova de Lisboa no período 2001/2002 Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
  • 2003 “Prémio” - aluno melhor classificado do 5º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
  • 2004 “Prémio” - aluno melhor classificado do nosso curso (1998/2004) na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa