Alunos do 3.º Ano de Medicina da NMS celebram a Cerimónia da Bata Branca

Realizou-se no passado dia 8 de outubro de 2022, na Reitoria da NOVA o sempre ansiado momento da Cerimónia da Bata Branca.

12-out-2022

Este ponto de viragem importante no percurso académico dos alunos de medicina, marca a passagem para os anos clínicos e tem como objetivo “consciencializar os estudantes dos valores e princípios que orientam a relação de um médico com a sociedade e seus pacientes”, relembrando as responsabilidades humanas e a importância da compaixão e da empatia nesta profissão, através da imposição de um símbolo associado à prática clínica em todo o Mundo – a bata branca. 

A Cerimónia da Bata Branca reúne os estudantes de Medicina do 3º ano, que iniciam a sua formação clínica através dos estágios clínicos. Os alunos estarão a partir de agora com mais frequência perante doentes e esta cerimónia sensibiliza-os para a importância de serem médicos empáticos, humanos, que olham para o doente antes da doença, assumindo a responsabilidade acrescida que surge desta importante relação. 

A Cerimónia contou com a presença da Diretora da NMS, a  Professora Helena Canhão e do Vice-Presidente da Comissão de Ética, o Professor Miguel Borrego.