Investigadores da NOVA Medical School entre os mais citados do mundo em 2023

Cinco investigadores e professores da NOVA Medical School foram recentemente reconhecidos pelo prestigiado “World’s Top 2% Scientists Ranking“, divulgado anualmente pela Universidade de Stanford, como estando entre os mais citados do mundo.

Esta classificação, baseada na base de dados Scopus - a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas -, inclui duas categorias distintas: a primeira contabiliza as citações ao longo da carreira e a segunda foca-se nas citações do último ano (2023). Cobre ainda 22 áreas científicas e 174 subáreas, considerando a influência e o impacto da investigação académica.

Entre os investigadores da NOVA Medical School estão, à semelhança do ano passado, Miguel Seabra e João Conde, que constam em ambas as categorias, e Winchil Vaz que é distinguido na lista de carreira.

Este ano, a lista de maior número de citações do ano de 2023 reconhece também as investigadoras Otília Vieira e Raffaella Gozzelino, refletindo a crescente qualidade da produção científica na NOVA Medical School e o seu reconhecimento pelos pares nas respetivas áreas de investigação.

É de notar que este ano, a Universidade NOVA de Lisboa, regista um crescimento significativo no número de investigadores listados, com 86 investigadores reconhecidos, face aos 78 do ano passado – um aumento de 10%. Este aumento reflete a trajetória ascendente da Universidade, cujo número de investigadores incluídos no ranking triplicou nos últimos três anos, consolidando a sua posição no panorama científico global.