O Professor Diogo Pais, Diretor do Departamento de Anatomia da NOVA Medical School, foi reeleito para um novo mandato como Secretário-Geral da International Federation of Associations of Anatomists (IFAA), a Federação Mundial de Anatomia, durante o 21º Congresso da IFAA, realizado em Gwangju, na Coreia do Sul, entre 5 e 8 de setembro.
Com esta reeleição, o Professor Diogo Pais continuará a desempenhar um papel determinante junto da comunidade anatómica internacional, pelos próximos cinco anos, duração do seu novo mandato.
A International Federation of Associations of Anatomists foi inicialmente formada para “liderar as sociedades anatómicas do mundo e organizar congressos, durante os quais se pudessem trocar descobertas científicas e pontos de vista de interesse comum”. Hoje, mantendo estes objectivos (e tendo como objectivo principal “reunir” as associações anatómicas nacionais e multinacionais que solicitam a adesão e são aprovadas como membros), a IFAA pretende:
- promover o desenvolvimento e fomentar o progresso de todas as ciências anatómicas ou biomorfológicas;
- incentivar e aumentar o intercâmbio científico, tecnológico, educativo e administrativo entre anatomistas de todo o mundo;
- fornecer orientações gerais para fins educacionais, tecnológicos e científicos e para questões de interesse geral para as ciências anatómicas;
- coordenar e apoiar a preparação, revisão e publicação de documentos sobre a terminologia das ciências anatómicas e da biomorfologia;
- estimular a amizade e a cooperação entre os membros das associações de anatomistas;
- promover congressos científicos internacionais, simpósios e outros encontros de ciências anatómicas e morfológicas. (IFAA - International Federation of Associations of Anatomists).
Além desta reeleição, o Professor Diogo Pais terá também um papel central na organização do XXIX Simpósio Internacional de Ciências Morfológicas, que se realizará de 23 a 26 julho de 2025, em Lisboa, e que será presidida pelo próprio. Sob o tema “Ciências Morfológicas: Fundamentos para a Vida”, este evento marca o regresso do simpósio a Portugal, 40 anos após a sua última edição no país. Este encontro promete reunir especialistas de todo o mundo para discutir avanços e inovações no campo das ciências morfológicas.
Consultar mais informações sobre o Simpósio aqui.