Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por estudante de Doutoramento, com a referência SAI/2022/07, no âmbito do projeto Recapitulating late-onset Alzheimer's disease in a three dimensional human neural cell model, na instituição CEDOC - Chronic Diseases Research Centre (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|FCM), Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado pelo Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA. Data limite de candidatura: 10 de maio 2022
Área Científica: Neurociências
Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):
- Mestrado nas áreas de Genética Molecular e Biomedicina, ou áreas afins;
- Inscrição em Doutoramento na área da Biomedicina ou áreas afins. (O comprovativo de inscrição no Doutoramento poderá ser obtido até a contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num Doutoramento de acordo com o plano de trabalho da bolsa).
Plano de trabalhos:
O estudante desenvolverá e executará um plano de pesquisa para investigar a disfunção do tráfego neuronal e determinar sua relevância para a função neuronal.
Legislação e regulamentação aplicáveis:
A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei 40/2004, de 18 de agosto) e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.
Local de trabalho:
O bolseiro integrará o grupo Neuronal Trafficking in Aging do CEDOC – Chronic Diseases Research Centre (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS), Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a orientação científica da Doutora Claudia Almeida.
Duração da bolsa e data de início prevista:
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 15 de maio de 2022.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O valor mensal da bolsa corresponde a € 1144,64 (mil cento e quarenta e quatro euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P., no país.
Métodos de seleção:
A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.
Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:
- Conhecimento em Doença de Alzheimer – 20%;
- Experiência em investigação em neurociências – 30%;
- Conhecimento em Excel, graphpad, illustrator e software de análise de imagens (ICY, Image J) – 20%;
- Inglês (avaliação da carta de motivação) – 10%;
- Motivação – 10%;
- Curiosidade e resolução de problemas – 10%.
Serão entrevistados os 3 melhores candidatos, e a classificação final dos candidatos resultará da avaliação curricular (60%), de acordo com a ponderação dos fatores indicados na tabela acima, e da avaliação da entrevista (40%).
Composição do Júri de seleção:
- Claudia Almeida, FCM|NMS - Presidente do Júri;
- João Ferreira, FCM|NMS – 1º Vogal Efetivo;
- Rita Teodoro, FCM|NMS – 2º Vogal Efetivo;
- Paulo Pereira, FCM|NMS – 1º Vogal Suplente;
- César Mendes, FCM|NMS – 2º Vogal Suplente.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.
Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:
O concurso está aberto de 26 de abril a 10 de maio (até às 17h00) de 2022 e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).
As candidaturas têm que ser enviadas por email, para applications@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2022/07 no Assunto/Subject da mensagem.
As candidaturas devem ser formalizadas com o envio de Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de habilitações, comprovativo de registo num PhD ou declaração no CV ou na Carta de Motivação de que se pretende inscrever num PhD e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
Ver aviso nesta página em inglês e português.