Investigadores desenvolvem hidrogel para tratamento da gonorreia

27-mai-2024

Uma equipa de investigadores, que inclui elementos da NOVA Medical School, está a desenvolver um hidrogel à base de surfactante catiónico, que demonstrou eficácia contra a Neisseria gonorrhoeae, a bactéria que causa a gonorreia.

O desenvolvimento deste hidrogel, publicado em artigo disponível aqui, mostrou uma redução significativa da infeção por Neisseria gonorrhoeae em modelos experimentais, revelando potencial para desenvolvimento futuro como tratamento antimicrobiano.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase pré-clínica, o que, neste caso, significa que já foram realizados testes em modelos animais, sendo ainda necessário dar continuidade à pesquisa e aos testes para confirmar a segurança e eficácia do tratamento.

Nesta avaliação pré-clínica participaram, da NOVA Medical School, os investigadores Rita D.A. Calado, Bárbara B. Mendes, João Conniot, João M.J.M. Ravasco, Winchil L.C. Vaz, João Conde e Otilia V. Vieira.