Ana Félix e Susana Nunes Silva distinguidas com o Prémio ‘Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro’

O investigador norte americano Ron DePinho esteve na NOVA Medical School, durante o dia 3 de julho, para a entrega do Prémio Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro, que premiou as investigadoras Ana Félix e Susana Nunes Silva, pelo projeto “MiRNA profiling in early stage and metastatic uterine carcinosarcoma”.

A sessão contou com a abertura da Diretora da NOVA Medical School, Helena Canhão, seguida de uma palestra proferida por Ron DePinho, que abordou o tema “O conhecimento é a maior vulnerabilidade do cancro”.

A cerimónia teve ainda espaço para uma mesa-redonda, que se centrou na “Colaboração Transdisciplinar na Pesquisa e Tratamento do Cancro: Desafios e Oportunidadesmoderada pelo Sub-Diretor para a Investigação da NOVA Medical School, João Conde, e contou com a participação de Paula Videira (Cellmabs), Isabel Fernandes (CHRC-NMS), João Seixas (Targtex) e Tamara Milagre (EVITA Cancro).

Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro tem como objetivo estimular a investigação translacional desenvolvida por equipas interdisciplinares da NOVA Medical School.

Esta iniciativa é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa espanhola que, em seu legado, destinou uma parte da sua herança para avançar a investigação na área do Cancro.

A bolsa tem um orçamento total de €210,000 (duzentos e dez mil euros), que serão distribuídos por três projetos de investigação no valor de 70.000 (setenta mil euros), a atribuir em 2024, 2025 e 2026 (um projeto por ano).

Reveja aqui alguns dos momentos que marcaram esta cerimónia.