Projeto Twinning EVCA

Sumário do Projeto

EVCA significa Vesículas Extracelulares em Aplicações Clínicas e é um acrónimo do projeto intitulado "Centro de Excelência em Diagnóstico e Terapêutica Avançada Baseado em Vesículas Extracelulares". O objectivo geral do EVCA é fortalecer a NMS para se tornar um Centro reconhecido internacionalmente  especializado em VEs, em aplicações clínicas, investigação e inovação. Ao estabelecer parcerias com duas instituições líderes internacionais, o Institut Curie, França, e o CIC bioGUNE, Espanha, o EVCA aproveitará o conhecimento e a experiência multidisciplinar existentes, as melhores práticas de investigação e formação, alargará as redes de colaboração e aumentará a excelência dos investigadores e gestão da investigação na NOVA Medical School.

Sigam-nos no:

twitter/X: @EVCA_Twinning.

Linked in: linkedin.com/company/evs-clinical-applications

Projeto Financiado pela União Europeia, Projeto Twinning EVCA  (Horizon GA n° 101079264).

EVCA partner institutions

NOVA Medical School_UNL

A NOVA Medical School (NMS) é uma Faculdade de Medicina moderna e inovadora assente em três pilares: Educação, Investigação e Comunidade. A NMS Research visa melhorar a ciência e a medicina translacionais, numa abordagem da bancada ao paciente. A NMS Research está focada na descoberta e desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e tratamentos e em garantir que estratégias comprovadas para tratamento e prevenção de doenças sejam implementadas na comunidade.
A NMS Research está empenhada em estimular a ciência de excelência e novas descobertas – vacinas, ferramentas de literacia em saúde, biomarcadores – e identificar oportunidades de transferência de tecnologia com a promoção de colaboração entre a academia e instituições privadas e públicas.
O ambiente multi-institucional da NMS Research permite testar resultados de investigação básica em ambientes clínicos, com intervenções comprovadas tornando-se prática padrão, aumentando a velocidade com que novos tratamentos chegam aos pacientes e melhorando a sua saúde e vida.

Coordenadores do projeto

Rune Matthiesen

PP

Paulo Pereira

www.nms.unl.pt/pt-pt/nms

www.inova4health.com

CIC bioGUNE

O Centro de Investigação Cooperativa em Biociências (CIC bioGUNE), membro da Basque Research & Technology Alliance (BRTA), localizado no Parque Tecnológico de Bizkaia, é uma organização de investigação biomédica que realiza investigação de ponta na interface entre estruturas, moléculas e biologia celular, com especial foco na geração de conhecimento sobre as bases moleculares das doenças, para utilização no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e terapias avançadas.

O instituto está empenhado em aplicar a sua liderança científica em duas áreas principais: (i) Metabolismo e Sinalização Celular em Doenças e (ii) Reconhecimento Molecular e Interações Patógeno-Hospedeiro. CIC bioGUNE é especializado em metabolómica e proteómica de vesículas extracelulares.

Líder parceiro avançado

Juan Manuel Falcón

www.cicbiogune.es

Institut Curie

O Institut Curie em Paris, França, em homenagem à cientista Marie Curie, é pioneiro na pesquisa e no tratamento em oncologia. É um centro de pesquisa multidisciplinar de classe mundial e um grupo hospitalar de última geração que oferece cuidar de todos os tipos de cancro. Conhecido pela colaboração interdisciplinar, promove a compreensão e o tratamento do cancro por meio de cuidados inovadores e personalizados. O instituto educa profissionais, participa em colaborações globais e defende o legado de Marie Curie na pesquisa do cancro e na radioatividade. Vários campus de Paris sublinham o seu papel vital na luta global contra o cancro.

As equipas do Instiut Curie são reconhecidas internacionalmente como intervenientes fundamentais na área das VEs (vesículas extracelulares), com contribuições seminais publicadas em revistas especializadas de topo, o desenvolvimento de técnicas inovadoras, a criação de start-ups com o objetivo de trazer tecnologia de ponta relacionadas com VEs a um nível industrial e cursos educativos em VEs.

Líder parceiro avançado

Graça Raposo