Portugal enfrenta um grande desafio demográfico: o envelhecimento da população que, cada vez mais, vive com múltiplas doenças crónicas e baixa qualidade de vida. Atualmente, 30% da população residente em Portugal tem mais de 60 anos e a percentagem continua a aumentar.
Perante este cenário, é essencial promover o envelhecimento ativo e saudável, assegurando uma gestão eficaz das doenças crónicas, prevenindo hospitalizações desnecessárias e garantindo a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas mais velhas.
Apesar da informação disponível, muitos adultos mais velhos não dispõem das competências práticas nem do conhecimento necessário para cuidar da sua saúde, prevenir complicações ou gerir as suas doenças crónicas de forma eficaz.
Surge assim uma necessidade clara de iniciativas estruturadas, acessíveis e focadas na aplicação prática, que permitam transformar informação em ação e contribuir para uma vida mais saudável e autónoma em todas as idades. É desta forma que surge este projeto da NOVA Medical School - a Senior Medical School, Programa Comunitário Participativo.
.png)
Em que consiste?
A Senior Medical School consiste numa resposta estruturada ao desafio do envelhecimento e das doenças crónicas. Transforma informação em competências práticas de saúde, visando fomentar a autonomia e autogestão. Promove, ainda, a prevenção ao invés do tratamento tardio e garante a acessibilidade e aplicabilidade no dia-a-dia.
Este programa comunitário participativo contribui para um envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida.
Conheça o nosso Programa