Projeto PDial, por membros EVCA, alcança o Top 10 no NOVA Impact Challenge
A equipa do projeto PDial, liderada por Sofia Azeredo Pereira e composta por Cátia Sousa, Diogo Sequeira, Emily Rohrmoser, Luísa Santos e Sofia Anão, alcançou com sucesso o Top 10 no prestigiado NOVA Impact Challenge. Entre 39 candidaturas, o seu projeto inovador foi selecionado para a segunda fase, demonstrando o seu compromisso e excelência.
O projeto PDial visa melhorar os resultados na diálise peritoneal, uma terapia de substituição renal que oferece maior autonomia e qualidade de vida aos pacientes. A equipa foca-se em fornecer amostras biológicas de alta qualidade do efluente de diálise peritoneal através da criação de um biobanco no NOVA Chain Biobank e em aumentar a visibilidade e o investimento na diálise peritoneal através da marca PDial, incluindo a criação do Dia Nacional da Diálise Peritoneal e a organização de eventos especializados.
No seu laboratório, a equipa está a isolar vesículas extracelulares (EVs) do efluente de diálise para estudar o seu papel nas alterações da membrana peritoneal, com o objetivo de identificar novos biomarcadores.
Embora não tenham ganho o prémio final, a dedicação e a inovação demonstradas pela equipa do PDial são admiráveis. O EVCA orgulha-se de apoiar esta iniciativa, garantindo a qualidade dos serviços prestados e a continuidade do excelente trabalho.