CITAR E REFERENCIAR
Há várias questões que se colocam na elaboração de uma bibliografia. É importante que estas questões sejam pensadas desde o início para garantir a recolha completa dos dados que devem ser apresentados, evitando duplicação de esforços e sobretudo, inconsistência na apresentação da lista de referências. Aprender a citar e referenciar a informação usada é fundamental, de modo a evitar acusações de plágio (voluntário ou involuntário).
É importante saber:
- Como apresentar a referência de um artigo de revista ou de um capítulo de um livro?
- Como citar uma informação retirada da Internet?
- Qual a melhor forma de ordenar em lista o conjunto de referências que tenho?
- Como fazer ligar a menção que tenho no meu texto com a referência correspondente na bibliografia final?
A Associação Americana de Bibliotecas-ALA apresenta - de forma sintética - vários tópicos que dão orientações prévias à organização de uma bibliografia,
- Existem diversas formas para fazer a citação de cada um dos diferentes tipos de documentos que pretendemos referir, porque as regras existentes nesta matéria são muitas e criadas por diversas entidades e organismos.
- Algumas dessas regras têm "força de lei" como as Normas nacionais para cada país, aplicando-se na sua inexistência as normas internacionais.
- Contudo, as revistas científicas exigem muitas vezes aos Autores (para a publicação dos seus artigos) formatos de apresentação próprios, que nalguns casos se tornaram muito relevantes, podendo considerar-se a par das normas referidas anteriormente, como por exemplo as: “Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals”.
- Finalmente, convém referir ainda outro tópico importante, que consiste na forma de apresentar essas referências em listagem, estabelecendo uma ligação lógica e coerente dessa lista (chamada "Bibliografia, Referências", etc) ao texto do trabalho que estamos a redigir.
Em síntese, “referenciar” consiste em identificar livros, artigos científicos e outros documentos usados ao longo do trabalho, através de citações (forma abreviada no corpo do texto) e bibliografia (forma pormenorizada no fim do trabalho).
1. NORMAS PARA REFERENCIAR DOCUMENTOS
Norma Portuguesa - NP405
O Instituto Português da Qualidade, IPQ, é o organismo nacional responsável pela elaboração de normas que se aplicam a várias áreas e setores da atividade.
De entre as várias normas que dizem respeito à esfera de "Documentação", a Norma Portuguesa relativa a referências bibliográficas é a NP 405, editada em 4 partes distintas:
- NP 405 – 1 - Estabelece os modelos de referências bibliográficas de monografias, partes de monografias, revistas, artigos de revistas, normas e patentes. Deve utilizar-se para documentos impressos.
- NP 405 – 2 - Estabelece os modelos de referências bibliográficas para materiais não livro - cartaz, gravura, filme, registo vídeo ou sonoro, etc.
- NP 405 – 3 - Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos não publicados - monografias e publicações em série não publicadas comercialmente, circulares, cartas, manuscritos, música manuscrita, materiais cartográficos.
- NP 405 – 4 - Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos eletrónicos - bases de dados, programas de computador, revistas eletrónicas, artigos de revistas, entre outros.
Pode consultar exemplos práticos
Normas Internacionais - AMA
A American Medical Association criou o American Medical Association Manual of Style, que é um dos mais utilizados nas Ciências Médicas e na Biomedicina.
Por ser cada vez mais frequente a consulta de documentos em formatos electrónicos, há múltiplos sítios onde esse tema é tratado na Internet, a National Library of Medicine - entidade responsável pela Medline / PubMed consultável via Internet - tem um documento que refere como Citar em Medicina.
2. ORGANIZAÇÃO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EM LISTAGEM E SUA RELAÇÃO COM O TEXTO
Uma questão complementar das citações bibliográficas é a forma como ordenar as referências e como estabelecer a correspondência entre o texto e a bibliografia listada.
Para este objetivo existem vários estilos (numérico) e (nome, data), mas são as instituições académicas quem define quais os estilos a adotar.
3. ARMAZENAR E ORGANIZAR REFERÊNCIAS
À medida que for pesquisando livros e artigos científicos, a partir de várias bases de dados, Internet pode organizar as suas referências, usando softwares de gestão de citações como o EndNote, o Mendley ou o Zotero.