Noite Europeia dos Investigadores '24

27-set-2024

No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2024, a NOVA Medical School vai participar em três locais, no distrito de Lisboa. De forma lúdica e divertida, mais de 30 investigadores e estudantes vão desafiar pessoas de todas as idades a descobrir a investigação do futuro da saúde.

Todas as atividades da NOVA Medical School são presenciais, gratuitas e abertas ao público sem necessidade de inscrição prévia.

PROGRAMA:

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa | 17h00 - 24h00

• Investigação biomédica: de todos para todos (Sala dos Minerais)

De forma interativa, os participantes poderão acompanhar o processo desde a colheita de amostras biológicas até ao isolamento, “cultivo” e caracterização de células para diferentes estudos e objetivos em investigação biomédica. Poderão, ainda, ver células ao microscópio (incluindo as da própria boca!), preparar amostras de sangue e aprender como se separam os constituintes deste fluido que percorre o nosso sistema circulatório.

• Quão verde és tu? (Grande Auditório)

Aqui aprende-se sobre métodos sustentáveis de separação e tratamento de resíduos biológicos e tóxicos provenientes da atividade científica. Com recurso a um jogo interativo, os participantes irão aprender a separar diferentes tipos de lixo produzido em laboratório e a colocá-lo no contentor certo.

• De certeza que já ouviste falar em ET’s. E em EV’s? (Grande Auditório)

Uma atividade do EVCA - um projeto que tem como objetivo o reconhecimento internacional da NOVA Medical School como um Centro especializado em vesículas extracelulares (EV’s) para aplicações clínicas, investigação e inovação. Partindo da partilha de conhecimentos sobre EV’s e de um jogo, não só didático mas também divertido, os participantes poderão habilitar-se a ganhar um ou mais prémios. Quem sabe o que sairá na roda da sorte?!

Marina de Oeiras | 16h00-22h00

• Fabuloso Mundo NANO

Para que servem os hidrogéis de fontes naturais e como é possível reutilizar este tipo de materiais para aplicações clínicas, nomeadamente para tratamento do cancro? Os participantes ficarão a conhecer como é possível a entrega de nanopartículas, usando estes hidrogéis, diretamente no local do tumor.

• Sistemas microfisiológicos na vanguarda da investigação

O que são Modelos de Sistema de Órgãos em Chip (MPS), as suas vantagens e a sua importância na medicina personalizada? Os participantes poderão ver de perto bio-chips em ação e comparar com os métodos clássicos de cultura celular, assim como descobrir as diferenças entre células cultivadas em 2D e 3D.

• Como o cérebro controla o comportamento alimentar e como o que comemos e como dormimos impacta o cérebro e o corpo?

Nesta atividade os participantes poderão perceber qual o impacto da alimentação e o sono no organismo e sua relação com doenças de alta prevalência, como obesidade, diabetes tipo 2 e apneia obstrutiva do sono, que são controladas pelo cérebro.

• O que dá cor à nossa pele?

Através de amostras fixadas de pele num microscópio, pretende-se explicar a composição da pele, o papel da melanina na pigmentação da pele e como o seu estudo é importante.

• Doenças da visão: a terapia génica é a solução

Como veem (e não veem) pessoas afetadas por diferentes tipos de doenças da retina? Vão ser abordadas as soluções de tratamento em estudo na NOVA Medical School, recorrendo a exemplos in vitro (com modelos celulares) e in vivo (com modelos de ratinho), para tratar doenças da retina e também a perda de visão causada pela diabetes.

• Movimento e boa alimentação: Adeus à obesidade com Diversão!

Um jogo que pretende promover atividades físicas simples e ensinar sobre alimentação saudável e hábitos menos sedentários de maneira divertida e envolvente.

• Movimentos electrizantes!

Um kit super interessante, que nos permite ouvir e gravar os próprios (ou dos amigos!) potenciais de ação dos músculos e mostrá-los em direto no teu computador ou smartphone. Com esta experiência, podemos gerar hipóteses que têm implicações importantes tanto em contextos de saúde, como de doença.

• Doenças cardiovasculares: o que saber

Apesar dos avanços médicos na prevenção e tratamento, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em todo o mundo. Vamos falar sobre estas doenças e os fatores de risco modificáveis como a hipertensão, hipercolesterolemia, tabagismo, obesidade, etc, e como os podemos prevenir.

• Mosca da fruta: o novo super-herói!

Vamos apresentar a mosca da fruta - Drosophila melanogaster - um modelo de estudo utilizado nas mais diversas áreas de investigação como, por exemplo, doenças relacionadas com o desenvolvimento cerebral, locomoção e regeneração.

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa | 19h30-24h00

• Açúcares, atividade física e a nossa saúde

A obesidade é um tema preocupante mas há formas de prevenir. Miúdos e graúdos serão desafiados a pensar sobre as suas escolhas alimentares e sobre a importância da atividade física.

---

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público que decorre todos os anos na última sexta-feira de setembro em múltiplas cidades europeias e que pretende mostrar a diversidade da ciência, em todas as suas áreas, e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora.

Esta iniciativa visa aproximar a investigação e os investigadores do público, promover projetos de investigação de excelência em toda a Europa e pelo mundo, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e de investigação, e também realçar o impacto do trabalho dos investigadores na vida quotidiana das pessoas.

Consulte o programa completo dos eventos das instituições organizadores:

Universidade de Lisboa - MUHNAC

ITQB NOVA - Marina de Oeiras