PURE – gestão de informação científica

O PURE é o sistema de gestão de informação científica da NOVA (CRIS-Current Research Information System). Este sistema contém informação relativa à produção científica das suas equipas de investigação, nomeadamente publicações em todas as tipologias e atividades. Permite a criação e gestão de um CV por parte dos investigadores da NOVA com acesso individual, sendo possível estabelecer relações entre as várias tipologias de conteúdo, com o intuito de proporcionar uma visão ampla a vários níveis: indivíduo, departamento, unidade de investigação, unidade orgânica e Universidade.

Para além de proporcionar ferramentas de gestão de informação científica e relatórios a vários níveis na NOVA, os dados do PURE são também utilizados para apresentação no NOVA Research Portal, o qual disponibiliza ao público em geral uma visão sobre a actividade de investigação produzida na Universidade. As unidades orgânicas da NOVA podem também reutilizar os seus dados existentes no PURE para alimentar os seus websites individuais, com listas de publicações e perfis de investigadores personalizados, bem como cumprir o mandato de acesso aberto, através do envio automatizado das suas publicações validadas no Pure em Open Access para o RUN (rede RCAAP nacional) e OpenAIRE da Comissão Europeia.