Equipa de investigadores da NOVA Medical School alcança top 10 no NOVA ImpACT! Challenge

O projeto PDial, liderado por Sofia de Azeredo Pereira, investigadora principal da NOVA Medical School, alcançou recentemente o top 10 no NOVA ImpACT! Challenge, uma competição que oferece às equipas a oportunidade de concretizar projetos inovadores com impacto social significativo.

O PDial (acrónimo do inglês “Peritoneal Dialysis”) tem por objetivo melhorar os resultados provenientes da diálise peritoneal através do estudo e identificação de novos biomarcadores, sendo aquela uma terapia essencial para substituição renal que oferece maior autonomia e qualidade de vida aos pacientes.

A equipa do grupo de investigação de Farmacologia Renal, Cardiovascular e Metabólica pretende não só criar um biobanco de amostras biológicas de elevada qualidade provenientes de efluentes de diálise e acessíveis no CHAIN Biobank da NOVA Medical School para projetos de investigação, como também visa aumentar a visibilidade relativamente às características e vantagens da diálise peritoneal através da organização futura de vários eventos científicos e da criação do Dia Internacional da Diálise Peritoneal.

O impacto significativo deste projeto reflete o compromisso da instituição com soluções que transformam a prática clínica e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

Parabéns à equipa do PDial, composta por Cátia Moreira de Sousa, Diogo André Sequeira, Emily Rohrmoser, Luísa Teixeira Santos e Sofia Anão, por esta conquista notável!