Exposição de Arte "Olho criativo: visões além do visível"

27-set-2024
11-out-2024

A Exposição de Arte "Olho criativo: visões além do visível", em exibição até dia 11 de outubro, é uma exposição dedicada às pessoas cegas e com baixa visão, com obras das artistas Zélia Évora e Leonor Carvalho, e com  imagens científicas vencedoras do concurso "Imagem Científica na Visão", criadas por estudantes da NOVA Medical School.

Zélia Évora apresenta obras tridimensionais, com técnicas mistas, disponíveis à exploração tátil, cujo elemento central é o olho envolto em diferentes materiais e texturas, simbolizando diferentes estados de alma.

As obras de Leonor Carvalho falam-nos da frieza das interações digitais, questionando a tecnologia que muitas vezes obscurece a visão, a singularidade de cada pensamento, alimenta a constante vigilância e a invasão da privacidade, numa corrida de vazio emocional.

As obras desafiam-nos a reconsiderar a natureza das nossas interações num mundo cada vez mais global, e nem por isso mais solidário.

A exposição com legendagem em Brille estará patente no Polo de Investigação da NMS sito na Rua Câmara Pestana, 6 - 1150-082 Lisboa, até dia 11 de outubro, das 9h às 19h.

As obras estão disponíveis para aquisição por contacto directo com as artistas.