Modelo interdisciplinar para o tratamento estratificado da lombalgia melhora a qualidade de vida e reduz a incapacidade em pessoas com lombalgia

18-jun-2024

Um grupo de investigadores do Comprehensive Health Research Centre, NOVA Medical School publicou recentemente um estudo que revela que a implementação de um programa de cuidados estratificados, designado como Programa SPLIT, pode melhorar significativamente a qualidade de vida e reduzir a incapacidade em pessoas com lombalgia nos cuidados de saúde primários.

Os resultados do estudo, que envolveu uma amostra de cerca de 500 participantes, mostram que o Programa SPLIT reduziu a probabilidade de as pessoas desenvolverem uma lombalgia persistente e incapacitante em 80%, comparativamente à prática usual previamente estabelecida.

Além disso, o programa permitiu também reduzir a prescrição de meios complementares de diagnóstico e de medicação em cerca de 30%.

Frequentemente associada a perdas de produtividade, absentismo laboral e a elevados custos para o sistema de saúde, a lombalgia é um problema de saúde global, sendo muito comum em Portugal, especialmente entre a população em idade ativa.

Para enfrentar este desafio, investigadores do Comprehensive Health Research Centre, NOVA Medical School desenvolveram e implementaram ao nível do ACeS Arrábida – ARSLVT, o Programa SPLIT. Este é um programa de cuidados estratificados, que referencia precocemente as pessoas com lombalgia para fisioterapia, após consulta inicial com o médico geral e familiar.

A importância destes resultados é sublinhada pelo reconhecimento do Programa SPLIT, recentemente selecionado para integrar a 1ª fase do Pacto Saúde Sustentável 2030 e o Plano Nacional de Saúde 2030. Esta inclusão destaca o potencial que o programa tem na melhoria da alocação dos recursos de saúde e no aumento da eficiência dos cuidados.

No futuro, com a implementação do Plano Nacional de Saúde 2030, os investigadores procurarão disseminar o Programa SPLIT a outras unidades de saúde portuguesas que já tenham fisioterapeutas integrados.

Figura 1 - Framework do estudo (FP = médico de família; PT = fisioterapeuta; SPLIT = programa estratificado de tratamento da lombalgia; UC = cuidados habituais).

Figura 2 - Diagrama de fluxo do estudo (LBP = lombalgia; SPLIT = programa estratificado de tratamento da lombalgia).