Cheque-nutricionista pode ser utilizado nos serviços de nutrição da NOVA Medical School

01-out-2024

O cheque-nutricionista, dirigido aos estudantes do ensino superior, pode ser usufruído nos Serviços Clínicos - de nutrição, da NOVA Medical School.

O nutricionista Alexandre Rodrigues, da equipa de Nutrição da NOVA Medical School, coordenada pela Professora Doutora Conceição Calhau, é um dos profissionais que integra este programa, que entra em vigor a partir de 30 de setembro. A equipa conta com alguns dos maiores expertises da área da nutrição em Portugal, com quem o nutricionista trabalha em estreita colaboração.

Esta medida, criada pelo Ministério da Juventude e Modernização, em colaboração com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, visa reforçar as respostas de saúde e bem-estar para os jovens. O apoio contempla a atribuição de 6 cheques-nutricionista por estudante, para o ano letivo de 2024/25, que correspondem a 6 consultas de nutrição (1 consulta de avaliação + 5 consultas de seguimento)

Este cheque deve ser pedido pelos estudantes junto dos serviços de ação social (SAS) da instituição de ensino superior que frequentem. Depois, os estudantes podem escolher um dos nutricionistas registados numa lista nacional de prestadores que está disponibilizada numa área própria do portal e.Portugal.gov.pt.

Ao todo, cada estudante terá acesso a 6 consultas de nutrição. A primeira é de avaliação e diagnóstico nutricional, em que o nutricionista determina se o estudante preenche os critérios de acesso à medida. Se assim for, o estudante terá acesso aos restantes 5 cheques-nutricionista. Nas situações em que os critérios de acesso ao cheque-nutrição não são preenchidos, o estudante é encaminhado para outros serviços de apoio. Os cheques têm a validade de 12 meses a partir da data de emissão do primeiro cheque.

Ao ser atribuído o cheque-nutricionista ao aluno, é gerado um código que o estudante recebe por SMS e através dele, o profissional consegue validar a veracidade e descarregar depois de realizada a consulta.

Os cheques-nutricionista contemplam as seguintes indicações:
•    Perda de peso involuntária > 5% em 1-2 meses;
•    Baixo peso (IMC<18,5kg/m2);
•    Pré-obesidade e obesidade (IMC >25kg/ m2);
•    Diabetes Mellitus tipo 1 e 2;
•    Dislipidemia;
•    Hipertensão arterial;
•    Patologia gastrointestinal;
•    Doença renal crónica, excluindo utentes em hemodiálise ou diálise peritoneal;
•    Doença oncológica, excluindo utentes em tratamento adjuvante;
•    Situações de intolerância ou alergia alimentar;
•    Doença neurológica;
•    Anemia por défice nutricional;
•    Perturbações do comportamento alimentar;
•    Gravidez e Puerpério.

Para mais informações sobre outras consultas/serviços da NOVA Medical School, consultar o SITE.