Estudante de Ciências da Nutrição da NOVA Medical School realiza estágio na Suíça

Bernardo Dias, estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School, estagiou durante vários meses no Lake Lucern Institute (LLUI), um instituto independente e sem fins lucrativos na Suíça. Durante o estágio, Bernardo (à direita na fotografia) integrou a equipa de Neuronutrição, onde desenvolveu competências e participou ativamente na investigação de doenças neurológicas.

A equipa do LLUI dedica-se a avaliar as capacidades degustativas e olfativas em populações com doenças neurológicas e, sobretudo, em pacientes com recente acidente vascular cerebral, para compreender também o seu impacto no estado nutricional e na saúde em geral.

Durante a sua estadia, Bernardo colaborou também com o com o Centre for Neurology & Rehabilitation (Cereneo), onde pôde observar como a teoria é traduzida na prática clínica dos nutricionistas, tendo estado envolvido em etapas fundamentais e necessárias de um estudo de investigação.

Este percurso, além de enriquecedor em termos práticos, também teve direito a um reencontro, pois foi no Cereneo que o Bernardo se voltou a cruzar uma antiga aluna de Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, que agora trabalha na Suíça.
Para o Bernardo, este reencontro e o seu estágio são também a prova de que “a NOVA Medical School tem realmente aberto muitas portas aos estudantes e são grandes naquilo que fazem – preparam-nos para o mundo!”

Esta oportunidade surgiu no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição e, para o aluno, foi uma aventura inesquecível, permitindo-lhe quebrar “barreiras pessoais” e explorar “as diferentes culturas e tradições”. Depois de concluída a experiência, Bernardo afirma que não podia “estar mais entusiasmado por continuar no universo da investigação em doenças neurológicas e reabilitação”.

Para a NOVA Medical School, esta experiência destaca a importância dos estágios na formação dos futuros profissionais de saúde, proporcionando crescimento pessoal e profissional significativo.