Semana da Saúde Mental 2024 – Sinergias das humanidades, artes e medicina

07-out-2024
11-out-2024

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a NOVA Medical School, em colaboração com a NOVA FCSH, celebra a Semana da Saúde Mental, uma iniciativa no âmbito do Dia Internacional da Saúde Mental. O objetivo é promover a consciencialização e discussão sobre o bem-estar psicológico dos estudantes universitários.

Ao longo da semana, a NOVA Medical School irá dinamizar diversas sessões práticas e palestras focadas em temas fundamentais para a saúde mental, como a gestão da ansiedade e os benefícios da atividade física, além de mesas redondas e oportunidades de networking que visam discutir os desafios da vida académica e da transição para o mercado de trabalho.

O evento é aberto a toda a comunidade da Universidade NOVA de Lisboa, bem como ao público externo.

Junte-se a nós e faça parte de uma semana dedicada ao crescimento pessoal e à aprendizagem! Programa completo abaixo:

Segunda-feira, 7 de outubro

10h30 | Mesa Redonda: Saúde mental no ensino superior

Prof. Joaquim Gago – NMS
Olga Oliveira Cunha – NOVA FCSH (Psicologia)
Guilherme Vaz – AEFCSH
Tiago Rocha – Divisão de Recursos Humanos, NOVA FCSH
Maria João Gonçalves – AENMS
Susana Pereira – Divisão de Recursos Humanos, NMS

Local: Reitoria NOVA

14h00 | Workshop: A importância do sono – Soraia Morais (psicóloga)
Local: NOVA FCSH, sala B201

Terça-feira, 8 de outubro

10h00 | Workshop: Escrita criativa – Mónica Menezes
Local: NOVA FCSH, sala B201

14h30 | Workshop: Musicoterapia – Ana Lídia Franganito
Local: NOVA FCSH, Auditório B3

21h00 | Teatro: Normalmente – Grupo de Teatro Miguel Torga
Local: NMS, Auditório 1

Quarta-feira, 9 de outubro

16h00 | Tertúlia e Networking: "Os desafios na entrada no mercado de trabalho" – Mariana Canto e Castro (Randstad)
Local: NMS, auditório (a confirmar)

Quinta-feira, 10 de outubro

11h30 | Palestra: Os benefícios da ansiedade positiva – Dr. Ricardo Caetano (psiquiatra)
Local: NMS, auditório

12h00 | Sessão prática: Técnicas para gerir a ansiedade – Enf.ª Sandra Andrade
Local: NMS, auditório

16h00 | Clube de Leitura: Discussão sobre o livro Morreste-me de José Luís Peixoto – Conversa sobre o luto
Local: NOVA FCSH, Espaço reservado da cantina, Torre B

Sexta-feira, 11 de outubro

14h00 | Sessão prática: Os benefícios da atividade física
Local: NMS, Terraço

Todas as atividades da Semana da Saúde Mental são gratuitas e de participação livre.