Cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença respiratória crónica.
A prevalência das doenças respiratórias crónicas em Portugal e no Mundo é crescente, nomeadamente da asma e da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Contudo, estas patologias encontram-se subdiagnosticadas e consequentemente subtratadas, condicionando elevada morbilidade e mortalidade.
O Laboratório de Exploração Funcional | Fisiopatologia da NOVA Medical School coloca à disposição de toda a comunidade a prestação de serviços de qualidade no âmbito da avaliação funcional respiratória, essencial para a deteção precoce de doenças respiratórias, confirmação diagnóstica, avaliação de repercussões respiratórias de outras doenças ou da exposição a agentes agressores, avaliação da evolução da doença, monitorização da resposta à terapêutica e avaliação pré-operatória.
Há cerca de três décadas que, este serviço, desenvolve trabalhos de investigação e de transferência para a prática clínica de exames funcionais inovadores. Foi pioneiro em Portugal na transferência para a prática clínica dos testes de provocação brônquica com fármacos e na determinação do óxido nítrico no ar exalado. Tem estudado o impacto da poluição indoor e outdoor na saúde, nomeadamente na saúde respiratória, através do seu envolvimento em vários projetos de investigação, com foco em novos métodos de recolha e processamento de biomarcadores de inflamação.