Noite Europeia dos Investigadores '22

30-set-2022

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público que decorre todos os anos na última sexta-feira de setembro em múltiplas cidades europeias e que pretende mostrar a diversidade da ciência, em todas as suas áreas, e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora.

A Noite Europeia dos Investigadores visa aproximar a investigação e os investigadores do público, promover projetos de investigação de excelência em toda a Europa e pelo mundo, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e de investigação, e também realçar o impacto do trabalho dos investigadores na vida quotidiana das pessoas.

A NMS Research vai participar em três iniciativas na grande Lisboa com atividades muito variadas:

Os Comités de Estudantes de Doutoramento e de Investigadores Pós-Doutorados, Paula Macedo, e outros investigadores da NMS Researcher vão ter uma mostra sobre "Como são tratados os resíduos da investigação biomédica na NOVA Medical School?" e vão ser anditriões de uma conversa aberta intitulada "Em que passo estamos da igualdade de género na investigação da NOVA Medical School?"

Sem título-2

Sem título-1

César Mendes vai participar numa mesa redonda com outros cientistas da COLife, como um Cientistas Marie Curie, para falar sobre os desafios de ser cientista e as redes de contacto criadas durante a carreira.

Patient Innovation (NOVA SBE, NMS) estará presente numa das Estações de Ciência.

Champ_Cesar pt

Champ_patient innovation pt

Sílvia Conde vai participar na atividade "Eu Nunca" e em conjunto com vários membros do Laboratório que lidera vai dinamizar várias mostras relacionadas com o trabalho de investigação que desenvolvem. Nomeadamente:

i) "Aprender a ler rótulos para ser mais saudável";

ii) "As células do nosso corpo";

iii) "O que é a diabetes?";

iv) "Os órgãos do nosso corpo"; and,

v) "Quanto açúcar temos no sangue?"

No espaço DÒING, as investigadoras Sandra Tenreiro, Susana Silva e Cláudia Almeida, do Grupo LabKnitting at NMS , irão dinamizar um workshop de tricot, não só com demonstrações práticas de pontos em tricot mas também com uma exposição de modelos científicos biomédicos tricotados com as correspondentes explicações científicas.

PC_silvia 1-1

PC_silvia 2-2

PC_sandra tenreiro_tricot

Todas as atividades são presenciais e abertas ao público.