NMS é a primeira escola médica a lecionar Política Nutricional

Foi no passado da 21 de setembro 2021 que a NMS lecionou a Unidade Curricular de Política Nutricional na Licenciatura de Ciências da Nutrição, sendo a primeira escola médica fazê-lo.

15-nov-2021

Nesta unidade curricular são discutidas políticas de saúde entre estudantes de medicina e de nutrição.

A lecionação da UC conta com um corpo docente de excelência, do qual destacamos o Professor Doutor Francisco Goiana da Silva Doutorado em “Health Policy, Global Health Innovation”, pelo Imperial College Faculty of Medicine, Diretor Geral de novos negócios na SONAE MC e Presidente do projeto Health Parliament Portugal e a Doutora Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Para além disso, esta unidade curricular inovadora conta com a presença de convidados de diversos palcos políticos como Infarmed, ACSS, SPMS, DGS, MS. Neste âmbito a aula inaugural da unidade curricular foi proferida pela Professora Marisa Miraldo do Imperial College, UK que tem um histórico de liderança em pesquisa multidisciplinar em economia e política da saúde.

Nesta aula foi discutido o ensino médico focado na emergência. Sabemos que a forma de estar nos sistemas de saúde, com enormes gastos nos tratamentos, enquanto que os gastos em prevenção são sempre muito pouco expressivos. Esta Professora deixa claro na sua análise que a época já não será apenas de reflexão, mas de mudança de políticas de modo a termos intervenções personalizadas para aumentar a sua eficiência.