NMS recebe alunos de Medicina, de todo o país, para falarem sobre Políticas de Saúde

Alunos de Medicina e de Nutrição juntos, ao longo de 14 semanas, para abordarem Políticas de Saúde, com a Coordenação de Francisco Goiana da Silva e Alexandra Bento

16-fev-2023

A NOVA Medical School tem vindo a apostar numa aliança entre a Nutrição e a Medicina, naquele que é um Ensino de excelência numa escola médica.

Prova disso, e que para nós representa uma grande inovação, é o facto que desde o ano letivo transato, juntamos os futuros médicos e os futuros nutricionistas numa unidade curricular que aborda as políticas de saúde, e cuja coordenação esteve a cargo do Prof. Doutor Francisco Goiana da Silva e da Prof.ª Doutora Alexandra Bento.

Considera-se de vital importância a abordagem do assunto, uma vez que ambos estes profissionais de saúde (médicos e nutricionistas) terão um papel muito relevante a desempenhar, não só na prestação de cuidados, mas também nas Políticas da Saúde pública, enquanto cidadãos ativos.

Este ano, abrimos as portas da nossa instituição, a todos os alunos de Medicina do país. Ao longo de 14 semanas, tiveram a oportunidade de conhecer e debater várias questões, com um renomado painel.

Esta área curricular teve como propósito promover o desenvolvimento de competências dos seus participantes através do contacto direto com líderes nacionais e internacionais, com experiência relevante no desenvolvimento de políticas de saúde a nível nacional e internacional.

As sessões decorreram numa modalidade interativa, de contato com os principais atores do panorama da saúde nacional, com vista a envolver os estudantes na análise crítica de situações que abordassem intervenções e comparações de sistemas de prestação e organização de cuidados de saúde em contextos nacionais e internacionais. A discussão alargada das experiências partilhadas pelos oradores convidados evidenciou princípios de liderança e ferramentas de gestão essenciais ao design de intervenções efetivas na área da saúde.

Na sessão de encerramento, dinamizou-se uma mesa redonda, para abordar o tema “SNS: que futuro?”, em que participaram Maria de Belém Roseira (Ex-Ministra da Saúde), Fernando Araújo (Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde), Jaime da Cunha Branco (Professor Catedrático da NMS) e Ana Paula Martins (Vice-Presidente da Convenção Nacional de Saúde), numa sessão cuja participação e intervenção dos alunos superou qualquer expectativa, tendo os mesmos demonstrado um enorme interesse pelos temas em discussão.

Todos os alunos, tanto de Nutrição – do qual a unidade curricular está integrada no plano de estudos, como os de Medicina, foram sujeitos a uma Prova Oral no final do semestre, tendo os resultados sido muito positivos.

A NOVA Medical School continuará a apostar num ensino de excelência, continuando a abrir a porta da sua instituição e cumprindo aquela que é a sua missão de serviço público.