NMS Research em força na 1ª Reunião Geral da LS4FUTURE

Foi muito concorrido este primeiro encontro de todas as instituições que compõem este Laboratório Associado, que também inclui o ITQB NOVA, o iBET, o IGC e o IPOLFG.

16-fev-2023

No passado dia 8 de fevereiro de 2023, o Laboratório Associado LS4FUTURE realizou a sua 1ª Reunião Geral no Palácio Flor da Murta. Recebeu mais de 225 participantes, entre diretores – como a Sub-Diretora para a Investigação NMS Patrícia Calado e o coordenador NMS para o LS4FUTURE e iNOVA4Health, Paulo Pereira, investigadores e serviços de apoio dos cinco institutos associados.
 
A coordenadora do LS4FUTURE, Inês Cardoso Pereira do ITQB NOVA, e o Gabinete de Coordenação apresentaram o laboratório associado, seguindo-se apresentações científicas de investigadores de todas as linhas temáticas, incluindo António Jacinto da NMS como coordenador da linha temática de Mecanismos da Doença para Medicina de Precisão.
 
António Jacinto acredita que “o LS4FUTURE tem um potencial extraordinário para contribuir para o avanço das ciências da vida em prol da sociedade, porque junta muitos grupos de investigação de excelente qualidade e com uma grande diversidade”, observando ainda que “na primeira reunião deste novo ciclo do LA podemos testemunhar um espírito colaborativo vibrante e muitos exemplos de investigação inter-disciplinar e inovação”.
 
A NMS esteve também presente nas sessões da manhã com apresentações das investigadoras Ana Marques, Jacinta Serpa e Natália Marto. O Vereador para a Edução e Investigação do Município de Oeiras, Pedro Patacho, e a Coordenadora do Oeiras Valley, Elisabete Brigadeiro, também se reuniram para discutir ciência e os principais objetivos estratégicos deste programa.
 
Durante a tarde, as breakout rooms permitiram aos participantes participar em discussões-chave que abordam os objetivos de cada linha temática, bem como as três principais iniciativas do laboratório associado: Desenvolvimento de Carreira, Internacionalização e Tradução, onde Judite Costa e Rita Rocha da NMS foram moderadoras.
 
A LS4FUTURE pretende ser uma infraestrutura única em Portugal dedicada a enfrentar os desafios da saúde e da sustentabilidade de forma transdisciplinar, fornecendo soluções eficazes, através da combinação de recursos públicos e privados, numa parceria sólida.

Para obter informações adicionais sobre o Laboratório Associado LS4FUTURE, visite o site.