NOVA Medical School parceira do Estudo PORTHOS promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia

A sessão de apresentação do Estudo PORTHOS, ao grupo parlamentar para a saúde, decorreu ontem na Assembleia da República e contou com a participação da Diretora da NOVA Medical School, Helena Canhão.

01-mar-2023

Este estudo epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca (IC) na População Portuguesa é um trabalho promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia e pela AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School.

A insuficiência cardíaca é um dos problemas de saúde mais comuns em Portugal e a principal causa de internamento hospitalar acima dos 65 anos1. Os números atuais da IC no nosso país são desconhecidos, pelo que o estudo PORTHOS é essencial para conhecer a população que sofre desta doença.

O seu desenvolvimento compreende um modelo inovador de investigação colaborativa, com uma abordagem contemporânea de proximidade e articulação, através do qual será possível gerar conhecimento para as políticas de saúde, alocação de recursos e adequação das melhores práticas e evidências à prevenção, cuidado e tratamento da insuficiência cardíaca.

Destinado a uma amostra representativa da população portuguesa (5.616 participantes) com residência em Portugal continental e idade igual ou superior a 50 anos, o estudo arrancou no terreno, em dezembro de 2021, em Matosinhos, e decorrerá por todo o território nacional.
A Unidade Móvel instalada num camião, devidamente equipada com meios técnicos e humanos, que tem percorrido o país, esteve hoje instalada na Assembleia da República, permitindo que os participantes realizem os procedimentos do estudo – que incluem colheita de sangue, questionários, um eletrocardiograma e um ecocardiograma, e assim participarem neste que é o maior estudo de prevalência da Insuficiência Cardíaca em Portugal.