Nasceu hoje a Horta da NMS

A comunidade da nossa escola juntou-se para assistir simbolicamente, no âmbito do Dia Mundial da Terra, à plantação das primeiras espécies da Horta da NOVA Medical School.

21-abr-2023

O Dia Mundial da Terra é assinalado anualmente a 22 de abril com o objetivo de promover a proteção do Planeta e de sensibilizar para a importância da preservação dos recursos naturais.

Foi neste contexto que esta data foi escolhida para dar início à plantação da Horta da NMS e, essencialmente, fazê-lo em comunidade, uma vez que a Horta NMS é uma iniciativa de Todos para Todos, por uma vida mais saudável e sustentável! Hoje, foram plantadas ervas aromáticas numa sessão animada e muito participada por membros da comunidade e, no futuro,  serão plantadas outras espécies. A Horta da Comunidade NMS está integrada no projeto Summer Medical School: Lifestyle e é feita em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Conceição Calhau, Subdiretora da NMS para a Extensão à Comunidade e responsável pela Sustentabilidade da NMS, aproveitou a ocasião salientar a crescente consciencialização do impacto do ambiente na saúde e do efeito nefasto da manipulação humana do ambiente.

Durante esta sessão decorreu também uma palestra de Afonso Noutel, representante da Sociedade Ponto Verde, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade sobre a importância e as vantagens da reciclagem para o Planeta Terra.

Esta iniciativa contou com a presença de Júlia Seixas, Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, que coordena a área da sustentabilidade na NOVA, Rosa Couto, Gentil Rocha e Márcia Amiel, em representação da CML, e ainda Elvira Ferreira e Graça Palha, professoras do INIAV.