Mestrado em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana

OBJETIVO

O Mestrado em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma postura crítica sobre diversas questões da Fitotecnologia Nutricional aplicada à saúde humana. Obedece ainda, a um planeamento estratégico e operacional, que articula as necessidades de profissionais especializados e constitui uma intervenção coerente na resolução de défices estruturais do setor industrial ligado à produção e transformação de produtos vegetais com valor nutricional e interesse para a saúde humana. Para tal, apresenta ainda os seguintes objetivos específicos:

• Distinguir medicamento de nutriente e enquadrar os nutracêuticos de origem vegetal na prevenção e tratamento de doença e identificar os procedimentos de avaliação de qualidade, segurança e eficácia;
  • Identificar as principais plantas medicinais da flora portuguesa com interesse terapêutico e os seus princípios ativos;
  • Desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de novas metodologias e tecnologias de última geração, para otimização de processos associados à produção e transformação de vegetais com interesse alimentar/nutricional para a saúde humana, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais;
  • Desenvolver competências em torno das linhas de produção alimentar, com elevado grau de automatismo, garantindo nos processos a implementação de medidas associadas ao controlo e segurança alimentar de acordo com a legislação Portuguesa e Europeia (com enquadramento na RASFF – the Rapid Alert System for Food and Feed).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os mestres em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana estarão aptos para exercer a sua atividade profissional em organizações do sector público e privado, em atividades de gestão, desenvolvimento, manutenção e controlo de qualidade no sector alimentar/nutricional.

Também poderão integrar empresas de prestação de serviços, nomeadamente Consultoria, Projeto e Auditoria ou desempenhar tarefas de investigação em contexto académico e/ou empresarial.

CANDIDATURAS

1. Candidaturas
  2. Regulamento
  3. Plano de Estudos
  4. Guia de Cursos da Universidade NOVA de Lisboa

PROCESSO DE CANDIDATURA

Documentos necessários | Certificado de habilitações; CV

Requisitos de Acesso |

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em ciências naturais, exactas ou tecnológicas ou áreas afins;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas científicas referidas em a);

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas científicas referidas em a), que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelos Conselhos Científicos da FCT NOVA ou FCM-UNL;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional nas áreas científicas referidas em a), que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão legal competente da Instituição Coordenadora, por proposta da Comissão Científica do Mestrado em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana.

Serviço Académico - Núcleo de Pós-Graduação
NOVA MEDICAL SCHOOL