Mestrado em Gestão da Investigação Clínica (MEGIC)

Desenvolvido em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA Medical School, a IMS e a Escola Nacional de Saúde Pública) e a Universidade de Aveiro, o Mestrado em Gestão da Investigação Clínica visa formar profissionais especializados na área de pesquisa clínica e gestão de estudos clínicos. O curso proporciona aos alunos uma compreensão profunda dos principais conceitos e metodologias utilizadas na investigação clínica, incluindo a conceção, implementação, monitorização e análise de ensaios clínicos. Além disso, este Mestrado também oferece uma base sólida para aqueles que desejam prosseguir os seus estudos para um doutoramento.

Formar recursos humanos altamente qualificados para profissionalizar a investigação clínica nas unidades de saúde, universidades, centros académicos, biobancos, empresas farmacêuticas e de tecnologias de saúde, clinical research organizations e outras. A capacitação e profissionalização das estruturas e equipas que suportam a Investigação Clínica permite melhorar a qualidade e aumentar a performance e competitividade das Equipas de Investigação.

• Conhecimento dos princípios, métodos e técnicas utilizadas na investigação clínica.
  • Habilidade para desenvolver protocolos de investigação clínica, incluindo a definição de objetivos, métodos, população alvo e análise estatística.
  • Competência na recolha, análise e interpretação de dados clínicos.
  • Capacidade de realizar ensaios clínicos, seguindo os padrões éticos e legais relevantes.
  • Conhecimento das diferentes fases dos ensaios clínicos e das regulamentações nacionais e internacionais associadas.

Licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde (Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Veterinária, Medicina Dentária, Ciências Biomédicas, Biologia, Enfermagem, Microbiologia, Bioquímica, Biotecnologia e outras áreas afins.

• Coordenação de Estudos
  • Monitorização de Ensaios Clínicos
  • Assuntos Regulamentares
  • Gestão da Investigação Clínica
  • Gestão de Projetos

Interessado em saber mais informações?

Reconhecemos que tomar uma decisão académica importante como esta pode levantar várias dúvidas e questões.
É por isso que a equipa do Serviço Académico da NOVA Medical School está disponível para oferecer apoio e assistência em todo o processo.
Contacte-nos ou, em alternativa, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo.

E-mail: mestrados@nms.unl.pt
Horário de Atendimento ao Público:
De segunda a sexta-feira
09h30-13h00 / 14h00-16h00