Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD), com a referência SAI/2022/03, no âmbito do projeto EXPL/CCI-BIO/1650/2021-CARDIOMiogênese In Silico: Um quadro computacional para o estudo da diferenciação de células estaminais em cardiomiócitos (CARDIOMyogenisis In Silico: A computational framework for the study of stem cell differentiation towards cardiomyocytes), na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.).
Data limite de candidatura: 16 de junho de 2022 (até às 17h00).
Área Científica: Biologia computacional/Bioinformática
Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):
PhD na área de biologia de sistemas computacionais, bioinformática, inteligência artificial ou áreas afins.
Plano de trabalhos:
O objetivo do projeto FCT é inferir computacionalmente as redes reguladoras de genes subjacentes à cardiomiogênese e examinar a importância funcional dos componentes da rede no contexto da saúde humana. O projeto é baseado na análise combinada de uma variedade de grandes conjuntos de dados ómicos e na aplicação de métodos computacionais de última geração. Proporcionará ao candidato selecionado uma oportunidade única de trabalhar com uma ampla variedade de conjuntos de dados de tecnologias de ponta e desenvolver novos métodos computacionais para o estudo de doenças humanas.
O bolseiro de pós-doutoramento terá um papel fundamental no projeto e desempenhará as seguintes tarefas:
1) Integração e análise de dados de célula única e RNA-, ChIP- e ATAC-seq em massa, com o conhecimento existente;
2) Aplicação de métodos estatísticos, de aprendizagem de máquina e inteligência artificial para derivar redes reguladoras de genes;
3) Interrogação da relevância funcional e médica das redes génicas construídas usando grandes conjuntos de dados genómicos de base populacional (GWAS), dados de fármacos e doenças, bem como simulação computacional.
Para o cargo, é imprescindível experiência anterior na análise de um ou mais tipos de dados ómicos. Fortes habilidades de programação em R e/ou Python são desejáveis. Expertise em IA, ML, integração de dados ou inferência de rede são uma vantagem.
Como as tarefas são computacionais, o trabalho remoto com reuniões regulares na NOVA Medical School em Lisboa pode ser uma opção para o candidato selecionado.
Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:
O concurso está aberto de 31 de maio a 16 de junho (até às 17h00) de 2022 e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).
As candidaturas têm que ser enviadas por email, para applications@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2022/03 no Assunto/Subject da mensagem.
As candidaturas devem ser formalizadas com o envio dos seguintes documentos:
· Curriculum vitae que inclua lista completa de produção científica;
· Certificado de Doutoramento e outros certificados de Qualificações;
· Carta de Motivação que deve destacar a experiência relevante do candidato em análise de dados ómicos, programação e, eventualmente, AI, ML ou interferência de rede, e como essa experiência pode ser aplicada às tarefas descritas no plano de trabalhos;
· Dados de contato de duas referências;
· Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
Informação adicional no edital em anexo.