A NOVA Medical School associa-se mais uma vez, em parceria com a Ciência Viva, às comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia 2024. No dia 19 de novembro, as portas da nossa Escola abrem para acolher alunos do Ensino Secundário que queiram descobrir os espaços, os laboratórios e os projetos de investigação que unem investigadores biomédicos e clínicos em prol de um bem comum: a saúde do futuro.
Esta é também uma oportunidade única para a compreensão mais profunda do processo científico e que impacto pode ter na comunidade.
DATA: 19 de novembro
HORÁRIO: 14h30 - 18h00
LOCAL: NOVA Medical School
PÚBLICO-ALVO: alunos do Ensino Secundário (16-18 anos)
Inscrição prévia obrigatória até 18 de novembro através do Formulário de Registo.
PROGRAMA (em atualização)
Escape Room - o mistério da descoberta
Limite máximo de inscrições: 50 participantes
Nesta experiência imersiva, os participantes ver-se-ão dentro de laboratórios e outros espaços da NOVA Medical School onde enigmas intrigantes, pistas ocultas e desafios científicos os aguardam. Raciocínio lógico, trabalho em equipa e criatividade, mas também muita diversão, permitirão desvendar todos os enigmas e escapar de cada laboratório antes que o tempo acabe!
Bora lá falar sobre Diabetes
Nº de inscrições limitado à lotação do espaço disponível
O desafio final do Escape Room leva os participantes até uma conversa que junta jovens investigadores e pessoas com diabetes. Pretende-se criar um espaço informal de partilha de diferentes perspetivas com um objetivo comum: promover a literacia em saúde na área da Diabetes, sensibilizar para a importância da investigação científica e destacar importantes avanços científicos e tecnológicos nesta área. Esta parte do programa está também inserida no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes (14 Novembro).
NOTA: A inscrição pode ocorrer em ambas as atividades ou em apenas uma delas, mas damos preferência àqueles que se registem nas duas atividades propostas.
Esta iniciativa conta com o apoio à organização da Associação de Estudantes e Comité de Estudantes de Doutoramento da NOVA Medical School, e do Grupo de Investigação Fundamental e Translacional da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (GIFT).