NOVA Medical School recebe Rede FoodLink

04-dez-2024

A NOVA Medical School recebeu recentemente a visita de elementos da FoodLink, uma rede constituída por territórios, iniciativas e atores da Área Metropolitana de Lisboa, com o objetivo de planeamento e gestão do sistema alimentar de toda a sua área.

Este encontro constituiu uma oportunidade para apresentar a NOVA Medical School aos parceiros da iniciativa, apresentando os espaços nobres, laboratório e Kitchen Lab, bem como os projetos de extensão à comunidade da faculdade, como a Summer Medical School, e os contributos que a instituição tem para oferecer à FoodLink.

A visita foi conduzida pelas Professoras Conceição Calhau e Diana Teixeira, mas também contou com a presença da Pró-Reitora para a Sustentabilidade da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), Professora Doutora Júlia Seixas, que demonstrou o compromisso da UNL com a sustentabilidade.

A missão da extensão à comunidade da NOVA Medical School está alinhada com os princípios da FoodLink: promover um sistema alimentar metropolitano sustentável, inclusivo e resiliente.
 
Durante a visita foram reforçados os compromissos de:
 
✅ Sustentabilidade – Garantir uma alimentação saudável e responsável, respeitando o nexus solo, água, biodiversidade e energia;
✅ Economia Circular – Fomentar estratégias de proximidade e resiliência, criando empregos, promovendo saúde e bem-estar, e adaptando-se às mudanças climáticas;
✅ Dieta Mediterrânica.
 
O ponto alto da visita decorreu no Kitchen Lab, num workshop prático de preparação de snacks mediterrânicos, utilizando produtos locais adquiridos nos mercados situados na envolvência da faculdade. Este momento teve como foco a dinâmica "do prado ao prato", celebrando a dieta mediterrânica, mostrando o compromisso da NOVA Medical School na transferência de competências práticas e também fortalecendo os laços entre os parceiros da rede, que no final, num espírito de convívio - conforme sugere o padrão mediterrânico, degustaram o que confeccionaram.

Juntos, queremos construir um futuro alimentar mais saudável, inclusivo e sustentável!