Professor Francisco Tarazona visita NOVA Medical School para discutir desafios e práticas inovadoras na área do envelhecimento

16-jan-2025

O Professor Francisco Tarazona-Santalbina, Geriatra e Professor na Universidad Católica de Valencia, esteve na NOVA Medical School, entre 13 e 17 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, com o intuito de explorar os desafios e práticas inovadoras na área do envelhecimento na perspetiva dos cuidados clínicos, ensino e investigação.

O médico geriatra, ex-membro da Direção European Geriatric Medicine Society, foi convidado a integrar discussões sobre o envelhecimento durante a sua visita, numa iniciativa da NMS e CHRC, através da Unidade EpiDoC e docentes da Unidade Curricular "Doente Idoso" do Mestrado Integrado em Medicina, liderada pela Professora Ana Rodrigues. 

O workshop "Challenges of Healthcare among Older Students" contou com a participação de médicos portugueses dedicados à geriatria, que partilharam as suas experiências e trabalho em contexto clínico, nomeadamente da ULS São José e Hospital do Mar. A iniciativa fomentou uma enriquecedora discussão e aproximou a academia da prática clínica.

Na sessão "Healthcare among Older Adults", o Professor Francisco Tarazona-Santalbina apresentou o seu notável trabalho sobre exercício físico e envelhecimento, numa iniciativa onde foram também partilhados os projetos de investigação em curso nesta área pelos inevstigadores da Unidade EpiDoC. Foi também apresentado o Projeto RADAR, pelo Dr. Mário Rui André, uma abordagem comunitária liderada pela Santa Casa da Misericórdia em colaboração com vários parceiros, incluindo a NOVA Medical School, que visa combater o isolamento social e a solidão indesejada entre a população idosa.

Durante esta semana, houve ainda a possibilidade para discutir as metodologias de ensino inovadoras da NOVA Medical School, como o Team-Based Learning e os conteúdos e estrutura da Unidade Curricular "Doente Idoso. 

A NOVA Medical School agradece a visita e valiosa contribuição do Professor Francisco Tarazona-Santalbina e dos demais convidados e palestrantes: Dra. Heidi Gruner, Dra. Sofia Duque, Dr. Miguel Toscano Rico, Dra. Rita Alves, Dra. Joana Goulão, Dra. Helena Bárrios e Dr. Mário Rui André, a todos os investigadores EpiDoC assim como o apoio do Núcleo de estudos de geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna – GERMI.

A colaboração de todos foi fundamental para o sucesso desta iniciativa, reforçando o compromisso da NOVA Medical School com a excelência académica e a integração do ensino, investigação e prática clínica.