'Amor depois dos 50' em discussão na NOVA Medical School

14-fev-2025

'Uma vida sem amor é uma vida sem sentido' foi uma das principais conclusões do workshop 'Amor depois dos 50', que juntou mais de 100 pessoas na NOVA Medical School, para uma reflexão descontraída e divertida sobre as relações afetivas nesta fase da vida.

Organizada pela Comissão Social da Freguesia de Arroios – Grupo de Envelhecimento Ativo, Segurança e Mobilidade, em parceria com a NOVA Medical School, o CHRC - Comprehensive Health Research Center e o Lisbon AHA, esta iniciativa abordou os desafios e as oportunidades de viver o amor depois dos 50 anos, proporcionando momentos de partilha e de aprendizagem junto da comunidade sénior da freguesia.

A sessão contou com as intervenções iniciais da médica reumatologista e professora na NOVA Medical School, Ana Rodrigues, do Subdiretor e Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School, Miguel Xavier, do Coordenador da Academia Sénior de Arroios, Daniel Freitas, e do representante da Plataforma Saúde em Diálogo, Jaime Melancia.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a performance teatral “Amor depois dos 50”, apresentada pelo Grupo de Teatro da Academia Sénior de Arroios (ASA), que refletiu a realidade e algumas das preocupações das gerações mais velhas de uma forma leve e divertida que proporcionou fortes gargalhadas na plateia. Seguiram-se as palestras enriquecedoras da médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Maria do Céu Santo, e da psicóloga clínica, psicoterapeuta e sexóloga na CUF,  Renata Chaleira, que trouxeram uma visão científica e humana sobre o tema.

O encerramento foi marcado pela inauguração da exposição fotográfica “O único tempo é o agora”, da fotógrafa Nicole Sanchez, que estará patente na NOVA Medical School até 13 de março, e por um momento simbólico – a entrega de uma flor a cada participante, reforçando a mensagem de que o amor e o afeto não têm idade.