André Marques, investigador sénior no grupo de Lisossomas em Patologias Crónicas Humanas da NOVA Medical School, é um dos mais recentes embaixadores do programa EUTOPIA Young Leaders Academy, uma academia de investigadores à escala europeia.
O candidato institucional da NOVA Medical School, foi um dos dois investigadores selecionados pelo Conselho de Investigação Estratégico da NOVA para representar a Universidade.
André Marques, é doutorado em Bioquímica Médica, e durante o seu pós-doutoramento dedicou-se ao estudo da doença de Batten, a doença neurodegenerativa hereditária mais comum em crianças. Este projeto resultou no registo de uma patente internacional para o tratamento daquela doença, da qual é co-inventor. Atualmente desenvolve investigação na NOVA Medical School focada na ligação entre o metabolismo dos lípidos e a disfunção dos organelos no contexto de doenças humanas.
“Este programa oferece uma oportunidade única para investigadores no início de carreira, como eu, desenvolverem as competências críticas para o seu futuro académico. Para além disso, irá permitir alargar a rede de contactos a académicos de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para uma reflexão mais holística sobre questões que afetam a nossa sociedade” – refere André Marques. Para o investigador esta iniciativa representa também “uma excelente plataforma para melhorar as condições oferecidas aos jovens cientistas interessados em seguir uma carreira em investigação, em Portugal”.
Quanto ao contributo que considera vir a ter a sua participação nesta iniciativa para a investigação que desenvolve na NOVA Medical School, André Marques realça a “possibilidade de entrar em contacto com investigadores internacionais e diversificar as ferramentas do laboratório, ajudando a enfrentar os desafios futuros na investigação em doenças cardiovasculares”. “Além disso, espero desenvolver as competências necessárias para criar um ambiente de trabalho prolífico que fomente o avanço científico e possibilite o crescimento pessoal de todos os membros da equipa de investigação” – acrescenta o investigador.
A EUTOPIA Young Leaders Academy é uma iniciativa promovida pela aliança de universidades europeias da EUTOPIA, de que faz parte a Universidade Nova de Lisboa, e tem a ambição de dinamizar uma comunidade de investigação interdisciplinar entre os vários países, assim como apoiar o intercâmbio entre jovens investigadores de elevado potencial e o seu desenvolvimento profissional. Sendo esta a 3ª edição do programa, os escolhidos atuarão igualmente como embaixadores, contribuindo para as atividades da aliança e promovendo a criação de uma comunidade de investigação integrada.
Este ano, juntamente com André Marques, Ian Scott, cientista de dados da NOVA Information Management School, com experiência nos setores da energia e sustentabilidade, foi igualmente escolhido para representar a Universidade Nova de Lisboa.