O projeto de investigação nas áreas biomédica e bioelectrónica com foco na Diabetes da investigadora Joana Sacramento foi reconhecido pela L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Joana Sacramento, investigadora pós-doutorada no laboratório Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas: Estratégias Terapêuticas liderado pela professora e investigadora principal Sílvia Conde, foi uma das cientistas distinguidas com a Medalhas de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência com o projeto intitulado "Closed-loop electroceutical targeting of carotid sinus nerve to treat type 2 diabetes" na cerimónia que decorreu a 10 de maio no Pavilhão do Conhecimento.
Com este projeto Joana Sacramento pretende desenvolver de um algoritmo que permita modular seletivamente a atividade do nervo que liga o corpo carotídeo, um pequeno órgão que se localiza bilateralmente no nosso pescoço, ao cérebro - chamado nervo do seio carotídeo e, assim, tratar a diabetes do tipo 2, doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este trabalho pretende contribuir para uma nova abordagem terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2 que será personalizada e adaptada às necessidades de cada doente através da correção em tempo real a atividade do nervo do seio carotídeo para restaurar a sua atividade basal fisiológica.
A investigadora Joana Sacramento explica que "é uma grande honra receber uma Medalha de Honra L’Oréal que distingue o trabalho das mulheres na ciência. Sinto que é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no nosso laboratório. Um trabalho feito em equipa, pois sem uma grande equipa e uma grande líder e mentora como a Prof. Sílvia Conde, que nos inspira todos os dias, nada disto seria possível. Este prémio motiva-nos a continuar a nossa investigação na área do corpo carotídeo e das doenças metabólicas como, a diabetes tipo 2."
Em 2009 a Prof. Sílvia Conde foi também distinguida com a Medalha de Honra L’Oréal. Este ano foram atribuídas mais três Medalhas de Honra a mulheres cientistas com projetos relacionados com dispositivos cardíacos, glaucoma e recuperação de solos. As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L’Oréal Portugal, em conjunto com a Comissão Nacional da UNESCO e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o objetivo de promover a participação das mulheres na Ciência, incentivando as mais jovens e promissoras cientistas, em início de carreira, a realizarem estudos avançados na área das ciências, engenharias e tecnologias para a saúde ou para o ambiente.