Novas Diretrizes de Nutrição Clínica para Pacientes com Múltiplas Patologias

Philipp Schuetz, Carla Wunderle e Filomena Gomes

 

Filomena Gomes, nutricionista, professora e investigadora do grupo de investigação Metabolismo e Nutriução liderado por Conceição Calhau, é primeira autora de um novo artigo que define diretrizes nutricionais na revista Clinical Nutrition, em conjunto com Carla Wunderle e Philipp Schuetz do Cantonal Hospital Aarau e Universidade de Basel.

As diretrizes nutricionais são utilizadas pelos clínicos para tomar decisões sobre as intervenções de cuidados de saúde mais adequadas. No campo da nutrição, a Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) publica regularmente diretrizes clínicas para proporcionar os melhores cuidados nutricionais aos doentes. A maioria das orientações da ESPEN é desenvolvida para doenças ou condições específicas, como doentes com cancro ou doenças neurológicas. No entanto, a maioria dos doentes hospitalizados sofre de várias doenças crónicas, o que lhes eleva o risco de subnutrição.

Em 2016, foi formado um grupo de trabalho composto por 15 especialistas em suporte nutricional coordenado por Filomena Gomes com o objetivo de criar diretrizes para pacientes com múltiplas patologias ou comorbilidades. Em 2018, como resultado deste trabalho, foram publicadas as primeiras diretrizes da ESPEN para doentes com múltiplas patologias. Uma vez que estas diretrizes devem ser atualizadas regularmente, sempre de acordo com as evidências científicas mais recentes, este grupo de trabalho foi reativado em 2023.

“Seguimos a metodologia rigorosa necessária para o desenvolvimento destas orientações, e da nossa pesquisa na literatura encontrámos 60 novos estudos científicos que foram utilizados para gerar 32 recomendações abrangendo vários aspetos da terapia nutricional, incluindo rastreio, via de alimentação, necessidades energéticas e proteicas, necessidades de micronutrientes, duração e monitorização” explica Filomena Gomes.

As diretrizes atualizadas incluíram novos ensaios clínicos de alta qualidade que fortaleceram a evidência para recomendar o rastreio nutricional e o suporte nutricional individualizado para doentes que sofrem de múltiplas comorbilidades, a fim de reduzir as consequências da desnutrição nestes pacientes, como mortalidade, duração do internamento hospitalar e custos.

Filomena Gomes, também gestora sénior do Programa “Healthy Mothers Healthy Babies” do Fórum de Micronutrientes, revela que também estão a preparar uma versão resumida e prática destas diretrizes que esperam que seja utilizada por milhares de clínicos em todo o mundo, com um impacto significativo nos desfechos clínicos desta população de doentes.

 

As diretrizes agora publicadas pelo grupo de trabalho coordenado por Filomena Gomes na área de nutrição clínica foram apresentadas no congresso europeu de Nutrição Clínica e Metabolismo - 45th ESPEN Congress 2023.

O artigo completo pode ser encontrado aqui: ESPEN guideline on nutritional support for polymorbid medical inpatients - ScienceDirect.