Dia Mundial do Rim 2022

Efemérides_Mar-01

Assinalamos hoje o Dia Mundial do Rim que se foca este ano no tema “Saúde Renal para Todos. Aumentar o Conhecimento Para Um Melhor Cuidado Renal” em claro alinhamento com o nosso propósito na iniciativa dos Dias D de Ciência NMS para contribuir para a literacia científica e de saúde dos portugueses ao partilhar a Ciência feita na NOVA Medical School.

Partilhamos exemplos de trabalhos de investigação fundamental, translacional e clínica desenvolvidos no CEDOC e NOVA Medical School.

Sabia que no Laboratório Regulação Ciliar e Doença, liderado por Susana Lopes, os investigadores usam o peixe-zebra para estudar a doenças crónicas, como a doença renal poliquística?

A equipa de Susana Lopes estuda os mecanismos moleculares que fundamentam a regulação do comprimento e da motilidade dos cílios. Os cílios são organelos celulares que se projetam de quase todas as células. Os cílios podem ser móveis ou imóveis e podem aparecer isolados ou em grupos numa só célula. Acredita-se que todos os tipos de cílios tenham propriedades de sinalização, que são muito importantes no desenvolvimento de organismos. Defeitos nestas vias desencadeiam problemas de comprimento ciliar e motilidade.

Para tal, usam o embrião de peixe-zebra porque tem muitos órgãos ciliados e com todos os tipos de cílios e permite visualizar as células ao vivo ao microscópio devido à sua transparência, para além da facilidade de manipulação de genes em laboratório.

Um exemplo de um destes estudos é a doença renal poliquística autossómica dominante (ADPKD), em que existe o crescimento do cisto renal. Susana Lopes e a sua equipa, em colaboração com Joaquim Calado e Fernando Nolasco, nefrologistas e investigadores da NMS e CHULC- Hospital Curry Cabral, estudam a vesícula de Kupffer do peixe- e descobriram que esta contém as proteínas chave envolvidas na doença ADPKD e que se comporta como um cisto renal. Assim, este sistema modelo constitui uma plataforma simples e rápida para a seleção de potenciais fármacos para evitar o crescimento dos cistos renais, numa fase pré-clínica.

Adicionalmente, partilhamos uma mensagem de Aníbal Ferreira, nefrologista, investigador e professor da NOVA Medical School e CHULC- Hospital Curry Cabral que alerta para o importante papel dos rins na saúde global.

Manuel Anibal Antunes Ferreira