NMS apresentou ao mercado os primeiros futuros nutricionistas

Foi no passado dia 8 de julho, num evento inovador que reuniu personalidades de diversos setores de atividade que a NOVA Medical School apresentou seus primeiros 14 finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição, que tiveram a oportunidade de comunicar as suas melhores propostas de soluções para problemáticas-chave na área da Saúde & Nutrição.

06-jul-2022

Um dos pontos altos da sessão foi a mesa redonda que contou com a participação de várias personalidades de esferas diferentes da sociedade e onde foi discutida a problemática da saúde e do emprego dos nutricionistas. Deste dabate fizeram parte o Professor Fernando Araújo - Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João e Ex-Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XX Governo Constitucional, a Dr.ª Isabel Fonseca Santos – Diretora Médica da Bayer Portugal, o Professor Ricardo Leitão - Professor Auxiliar Convidado (Co-Regente das Cátedra VICTORIA Seguros em Edificação Saudável e Cátedra de Saúde e Turismo) e Diretor Executivo da u. me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School e o Dr. Rui Diniz - Presidente da Comissão Executiva da CUF.

As apresentações dos alunos mostraram a excelente preparação que tiveram ao longo dos 4 anos de formação e versaram temas tão pertinentes como: a nutrição nos cuidados de saúde primários e o impacto da prevenção; a importância dos nutricionistas no internamento hospitalar; a identificação de patologias como a endometriose e propostas de cuidados para superar o sofrimento dos doentes; a abordagem a doenças crónicas; e a necessidade de investimento com os colaboradores como medida de melhorar a sua qualidade de vida.

O PRÉMIO DE MELHOR PITCH foi atribuído às alunas Inês Teixeira Duarte e Maria Bebiana Barbosa com o tema: "Corporate Health". O prémio significa, para ambas as vencedoras, a inscrição num Curso Pós-Graduado ou Formação Avançada da Área Académica Nutrição e Estilos de Vida, da NOVA Medical School.

À aluna Ana Carolina Silva Pereira foi atribuído o PRÉMIO DE MELHOR ALUNA, à data, da Licenciatura em  Ciências da Nutrição. A CUF foi a patrocinadora deste prémio que se concretizará num estágio, de 6 meses, numa das 19 unidades de saúde da sua rede de hospitais e clínicas. Esta parceria da CUF com uma faculdade, na ligação dos seus alunos ao mercado de trabalho, representa o seu alinhamento com a academia para procurar estar integrada no conceito de ecossistema da saúde, capaz de dar resposta aos desafios presentes e futuros.

A todos os finalistas foi atribuído o PRÉMIO NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÓMICA, oferecido pela HeartGenetics. Este prémio inclui duas formações científicas (teórica e prática) sobre a aplicação dos testes genéticos na nutrição personalizada e uma visita ao laboratório da HeartGenetics.

Tal como referido pela Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Dr.ª Alexandra Bento durante o evento de dia 8, “a possibilidade de instituições robustas como a NMS criarem pontes entre a Nutrição e a Medicina significa um dar de mãos muito proveitoso e os sinais são já notórios com as apresentações que os alunos finalistas fizeram e que mostram que temos aqui indivíduos, hoje ainda estudantes, mas amanhã nutricionistas, com uma grande capacidade de se poderem posicionar na sua vida profissional com o objetivo de trazer vantagens para a saúde da população. Os alunos demonstraram, em todas as apresentações, a vontade de querer servir a população portuguesa para mais saúde”.

Também a Dr.ª Isabel Fonseca Santos, Diretora Médica da Bayer Portugal referiu que tem “a certeza que estes novos licenciados terão um lugar no mercado privado, uma vez que esta formação se adapta às necessidades que a indústria farmacêutica tem e especificamente a Bayer que valoriza o perfil científico das pessoas e as suas capacidades de trabalho em equipa, de inovação e de fazer acontecer e estes estudantes demonstraram aqui hoje que são capazes disso”.

Nas palavras da Professora Conceição Calhau, “estes alunos vão ser os pioneiros e os embaixadores daquilo que é o ensino da NMS nesta interdisciplinaridade entre a Nutrição e a Medicina”.

O evento decorreu fora de portas da NMS, no Teatro Thalia, que tão calorosamente nos recebeu e contou com o apoio da Revista Viver Saudável.

Também pode ler um resumo da entrevista da Professora Conceição Calhau à revista NewsPharma aqui.