NMS recruta voluntários para participação em Estudo Clínico

Recrutamento de Voluntários para o Projeto F4F – Forest for Future, que pretende avaliar o efeito da inclusão do medronho na dieta relativamente à composição e diversidade da microbiota, e também em parâmetros metabólicos.

10-out-2022

O que é o Projeto F4F – Forest for Future | Estudo clínico?
É um estudo clínico que pretende avaliar o efeito da inclusão do medronho na dieta relativamente à composição e diversidade da microbiota, e também em parâmetros metabólicos. O medronho destaca-se pelo seu baixo valor calórico e como fonte de antioxidantes, sendo este um produto sazonal típico de Portugal sobvalorizado. Este estudo clínico será realizado por uma equipa de investigadores da NOVA Medical School coordenado pela Professora Ana Faria.

Onde e quando decorre o F4F – Forest for Future | Estudo clínico?
As avaliações iniciais e finais decorrem nas instalações da NOVA Medical School, sendo que no período intermédio será contacto via telefónica pelos investigadores, sempre num horário conveniente para o participante. O Projeto irá decorrer entre outubro e novembro de 2022.

Quem pode participar?
Adultos (exclusão: gravidez e amamentação) com idade igual ou superior a 18 anos, saudáveis [Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m2 e 25 kg/m2, ausência de doença crónica e respetiva medicação], que pertençam à comunidade da NOVA Medical School ou ao público, em geral e que não tenham sensibilidade ao medronho.

Em que consta a participação no projeto?
Os voluntários terão de consumir 50 g ou 200 g de medronho, fornecidos pela equipa de investigação, à hora de almoço, diariamente durante duas a quatro semanas. Envolve:

• 3 visitas à NOVA Medical School (recrutamento, inicial, final) para:
    - Avaliar os critérios de inclusão e exclusão (visita de recrutamento);
    - Preenchimento de breves questionários (visita de recrutamento);
    - Avaliação da pressão arterial (visitas inicial e final);
    - Avaliação antropométrica - peso, estatura e perímetro da cintura (visitas inicial e final);
    - Avaliação da composição corporal (visitas inicial e final);
  • 2 colheitas de amostras de fezes no domicílio (antes das visitas inicial e final);
  • 2 colheitas de sangue em laboratório a indicar (antes das visitas inicial e final);
  • Preenchimento de um diário alimentar de 3 dias (antes das visitas inicial e final);

Cada visita não deverá ultrapassar os 30 minutos.

Quais as vantagens em participar?
Consumir medronho de forma gratuita. O voluntário terá acesso a toda a informação relativa à: avaliação do estado nutricional, composição corporal e adequação nutricional e dietética por profissionais de saúde. Avaliação bioquímica sérica e do microbiota intestinal.

Como posso inscrever-me para participar?
Para inscrever-se pode enviar-nos email para: recrutamento.estudos@nms.unl.pt ou deixar o seu email em https://forms.office.com/r/MYpPgRzZkX

EDITAL