Investigadora NMS participa em cimeira sobre Sustentabilidade

A investigadora Marta Moreira Marques da NOVA Medical School, foi palestrante no Plastic Summit Global Event, uma cimeira para discutir a sustentabilidade dos plásticos na sociedade.

24-out-2022

O Plastic Summit Global Event teve lugar na FIL de Lisboa a 17 de outubro e reuniu vários especialistas da área da sustentabilidade e ação climática, um evento promovido pela APIP - Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos.

A nossa investigadora Marta Moreira Marques, do grupo EpiDoc da unidade de investigação CHRC, participou no painel: O Objetivo Global Da Neutralidade Carbónica: O Roteiro Da Indústria Dos Plásticos Para A Descarbonização. Cidadania Climática E Saúde Planetária.

Sobre o tema a investigadora disse em entrevista ao Dinheiro Vivo que "não temos ainda um conhecimento muito aprofundado sobre os fatores que determinam os comportamentos em relação à sustentabilidade. O que acontece é que, muitas vezes, temos conhecimento dos fatores individuais que podem ajudar a que as pessoas tenham estes comportamentos ou que, por outro lado, sirvam como barreiras que os dificultam".

Em relação ao evento e à declaração de compromisso com a Sustentabilidade afirma ainda que "um ponto que acho muito importante e mais inovador tem a ver com as questões da cidadania climática e da saúde planetária. Inclui uma abordagem muito concreta da importância que tem trabalharmos estratégias de mudança comportamental e tomada de decisão que tenham em consideração como é que tudo tem impacto no planeta, na nossa saúde e de como estas coisas estão inter-relacionadas".

Podem ler a entrevista completa no Dinheiro Vivo.