NMS acolhe excelência em investigação clínica em conferência do CHRC

A reunião anual dos investigadores do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) realizou-se durante dois dias com vários oradores convidados

10-nov-2022

O terceiro CHRC Annual Summit aconteceu no dia 3 e 4 de novembro no Auditório MMM da NOVA Medical School em Lisboa. Acolheu todos os parceiros da NMS desta unidade de investigação, incluindo a Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA, Universidade de Évora, Lisbon Institute of Global Mental Health e Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Foram dois dias de partilha de conhecimento científico proveniente da prática clínica e investigação translacional, com o intuito de promover a colaboração entre parceiros e convidados e alcançar de forma mais eficaz as possíveis soluções aplicáveis em políticas de saúde pública. 

“O Summit CHRC é o momento máximo de encontro onde se cruzam investigadores, estudantes, profissionais de saúde, académicos com o objetivo de partilhar as suas experiências e projetos”, afirma Helena Canhão, coordenadora do CHRC e Diretora da NOVA Medical School, que fez também o discurso de abertura.

Entre apresentações de estudantes de doutoramento, disseminação de resultados de projetos financiados no CHRC e atribuição de prémios para projetos dentro da unidade de investigação, ocorreram cinco palestras Hot Topic, onde se discutiram temas de interesse para todos os investigadores. 

No primeiro dia, Nick Stergiou, da Universidade do Nebraska, apresentou o seu trabalho na aplicação de conhecimentos da biomecânica humana em soluções tecnológicas que mudam a vida dos pacientes. Pedro Oliveira, Diretor da NOVA SBE, mostrou algumas das soluções inovadoras promovidas por pacientes do projeto Patient Innovation – resultante da parceira com a NOVA Medical School. Joana Lobo Antunes, comunicadora de ciência e Chefe de Comunicação do Instituto Superior Técnico, urgiu os investigadores a partilharem a sua ciência cada vez mais e de formas mais claras e direcionadas para o público. 

Já no segundo dia, Susan Michie e Robert West, da University College em Londres, mostraram os desafios na implementação da investigação e da evidência científica em políticas de saúde pública. Por fim, Jeremy Grimshaw, da Universidade de Ottawa, falou sobre a translação do conhecimento científico e ciência da implementação. 

Saiba mais sobre este evento aqui e sobre os prémios atribuídos a investigadores NMS aqui.