Hoje assinala-se o Dia Mundial do Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se dia 4 de março com o lema “Changing Perspectives: Let’s Talk About Obesity”. O grupo Nutrição e Metabolismo da Nova Medical School vai-se aliar à World Obesity Federation e aos seus parceiros globais, para tornar possível esta ação unificada para a promoção de respostas coesas, unificadas e transdisciplinares em resposta à crise da obesidade.   

04-mar-2023

A obesidade é uma doença multifactorial e complexa de prevalência crescente em Portugal e no mundo. Apesar de as consequências da obesidade estarem bem documentadas e de existir evidência robusta sobre alterações biológicas na obesidade, tais como, neurobiológicas e endócrinas, a visão simplista de que a obesidade resulta essencialmente de falta de motivação para a mudança do estilo de vida continua a ser prevalente, incluindo entre os profissionais de saúde.  

De facto, o estigma associado à obesidade que resulta da falta de consciencialização da etiologia da obesidade, informação contraditória sobre a doença, bem como sentimentos de repulsa em relação à obesidade, afetam profundamente os doentes. Este efeito tem consequências que vão desde o impacto emocional na pessoa com obesidade até a consequências sociais graves, tais como o desequilíbrio nas relações pessoais decorrente da rejeição social. Neste sentido, iniciativas prévias do World Obesity Day encorajaram as pessoas a reconhecer as “raízes” da obesidade, promoveram o conhecimento sobre a obesidade como doença, e abordaram a questão do estigma associado ao peso de forma a melhor a compreensão global sobre o tratamento e prevenção da obesidade.  

O tema da campanha deste ano é “mudar as perspetivas: vamos falar sobre obesidade”, cujo objetivo é promover, ao nível global, e de forma coesa, os diálogos e histórias sobre a obesidade de forma a corrigir preconceitos associados à obesidade e promover a consciencialização da sua complexidade.  

Neste contexto, o grupo Nutrição e Metabolismo da NMS, que tem contribuído para investigação que corrobora a complexidade biológica da obesidade, irá dinamizar várias atividades no âmbito desta campanha dirigidas a profissionais de saúde, futuros profissionais de saúde, à comunidade e aos doentes com obesidade, nomeadamente: 

  • Aula aberta - Transformar as perspetivas sobre a obesidade através da educação médica.  
  • Cerimónia - Atribuição do prémio “selo de alimentação saudável”: Ambientes alimentares promotores da saúde no Ensino superior.  
  • RESET: Curso online de alimentação e nutrição para candidatos a cirurgia da obesidade.
  • Summer Medical School: Lifestyle - campo de férias para crianças numa Escola Médica com foco na promoção de um estilo de vida saudável.