Noite Europeia dos Investigadores '23

29-set-2023

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público que decorre todos os anos na última sexta-feira de setembro em múltiplas cidades europeias e que pretende mostrar a diversidade da ciência, em todas as suas áreas, e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora.

A NOVA Medical School (NMS) vai participar em duas iniciativas na grande Lisboa com atividades muito variadas:

Os Comités de Estudantes de Doutoramento e de Investigadores Pós-Doutorados vão ter uma mostra sobre "Como são tratados os resíduos da investigação biomédica na NOVA Medical School?" e vão ser anfitriões de uma conversa aberta intitulada "Em que passo estamos da igualdade de género na investigação da NOVA Medical School?". Esta conversa contará com a participação de Nuno Miguel Gonçalves em representação da ScidoArmário, uma iniciativa que visa a promoção, representação e visibilidade das identidades LGBTQIA+ na academia nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em Portugal, e de Ana Ribeiro, aluna da primeira edição do primeiro Doutoramento em Estudos de Género, em Portugal, estando a desenvolver na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH NOVA).

Investigadores da NMS da área das neurociências irão dinamizar atividades presenciais e interativas, sob o tema "Podemos Manter os Nossos Cérebros Saudáveis para Viver Melhor e Por Mais Tempo?" com o objetivo de explicar como o cérebro funciona, como as doenças cerebrais acontecem e a importância de uma vida ativa e saudável para o envelhecimento do cérebro.

Na A Cozinha é um Laboratório antigos alunos da NMS irão dinamizar o workshop hands-on sobre Gastronomia Molecular onde os participantes poderão aliar a ciência e os alimentos.  Confecionar um ovo estrelado e caviar de morango não será o que parece... É tudo ciência à mesa!

Todas as atividades da NOVA Medical School são presenciais, gratuitas e abertas ao público sem necessidade de inscrição prévia.

A Noite Europeia dos Investigadores visa aproximar a investigação e os investigadores do público, promover projetos de investigação de excelência em toda a Europa e pelo mundo, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e de investigação, e também realçar o impacto do trabalho dos investigadores na vida quotidiana das pessoas.