NMS Obesity Week

04-mar-2024
08-fev-2024

A NOVA Medical School vai assinalar o Dia Mundial da Obesidade, comemorado a 4 de março, com um conjunto de iniciativas abertas a toda a comunidade, destinadas a sensibilizar para importância da obesidade como doença, realçando a sua complexidade multifatorial e o impacto do estigma associado à obesidade no avanço do tratamento desta doença.

A NMS Obesity Week, que decorre de 4 a 8 de março, na sede da Faculdade, em Lisboa, é uma iniciativa financiada pela European Coalition for People living with Obesity (ECPO), através de uma bolsa atribuída à Professora de Nutrição e Metabolismo na NMS, Gabriela Ribeiro, para coordenar este evento nacional que integra uma campanha global.

As atividades abertas à comunidade incluem a possibilidade de experimentar um fato que simula um aumento de peso de 30kg, proporcionando uma experiência realista das dificuldades vividas pelos doentes com obesidade, numa iniciativa realizada em parceria com a Associação de pessoas com obesidade (ADEXO).

Na quarta-feira, 6 de março, durante o período da manhã, no âmbito do serviço de consultas de nutrição da NOVA Medical School, realizam-se  rastreios nutricionais gratuitos a toda a população, mediante inscrição prévia (aqui).

Ainda no âmbito da NMS Obesity Week, realiza-se um Workshop prático de Culinary Medicine, no Kitchen Lab da NMS, no dia 15 de março, destinado a doentes com obesidade ou que tenham tido obesidade, também gratuito, mas sujeito a marcação prévia (aqui).

No dia 19 de abril decorre um evento científico focado na relação entre a obesidade e a saúde mental, com oradores de renome como  Harriët Schellekens, Professora no departamento de Anatomy & Neuroscience (University College Cork) e investigadora principal no Food for Health Ireland (FHI) e no APC Microbiome Ireland.

O World Obesity Day Europe 2024, que acontece a 4 de março, alia profissionais de saúde, doentes com obesidade e a comunidade política empenhada na sensibilização para a obesidade como doença.

É uma iniciativa da European Coalition for People Living with Obesity (ECPO) e está alinhada com o World Obesity Day que é celebrado a nível mundial no mesmo dia.