Coro da NOVA | Concertos de Verão

10-jul-2022
11-jul-2022

Coro da Nova faz Concertos de Verão na NOVA Medical School

O Coro da Nova, Coro da Universidade Nova de Lisboa, regressa aos concertos, com a estreia de uma nova temporada nas suas tradicionais apresentações públicas: os Concertos de Verão, que representam o culminar de um ciclo de trabalho intenso nesta era pós-pandemia. Será uma celebração da harmonia e do convívio recuperado, que a música tão bem expressa, mas também um momento para lembrar, e cantar, a urgência da paz.

Os três concertos desta primeira Temporada de Verão serão dirigidos pelo maestro Diogo Gonçalves, têm a participação do pianista Nicholas McNair, colaborador de longa data do Coro da Nova, e decorrem nos dias:

9 de julho | Casa do Alentejo, em Lisboa, às 18h

10 de julho | Pátio interior da Nova Medical School, no Campo dos Mártires da Pátria, Lisboa, às 18h

13 de julho | Sala Ogival do Castelo de São Jorge, Lisboa, às 20h

A entrada é livre

Num programa eclético e variado, serão interpretados cinco dípticos musicais, que prestam homenagem ao amor, à paz e à diversidade, com obras do finlandês Jean Sibelius (1865–1957), da americana Amy Beach (1867–1944), do inglês John Rutter (1945-), de Morten Lauridsen (1943-), também americano, e ainda do compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Destaque ainda para duas peças dos Beatles e dos Beach Boys, que o Coro da Nova apresenta com arranjos originais do seu maestro Diogo Gonçalves. Três das peças, de John Rutter, Morten Lauridsen e dos Beach Boys, são para coro e piano.

Criado em 1988, e dirigido durante 30 anos, até final de 2019, pelo maestro João Valeriano, o Coro da Nova fez sua missão promover e divulgar a música europeia e universal, o que tem feito ao longo dos seus 33 anos de vida, incluindo no seu reportório um vasto leque de obras corais sinfónicas dos reportórios barroco e clássico, da polifonia dos séculos XVI e XVII, bem como da música popular harmonizada por compositores portugueses e estrangeiros.

Diogo Gonçalves, maestro do Coro da Nova desde outubro de 2021, é também maestro do coro juvenil “New Youth Choir” desde 2019. Flautista, licenciado em Música – Flauta Transversal, e com mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, apresenta-se regulamente em concerto como instrumentista a solo, ou em agrupamentos de câmara. É professor de Música e Flauta Transversal no colégio Salesianos de Lisboa, foi diretor pedagógico da escola de música “Musicentro” entre 2010 e 2014.

Nicholas McNair, radicado em Portugal desde 1980, é pianista, professor de improvisação em piano na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1987 e compositor, e tem colaborado ao longo dos anos com o Coro da Nova em inúmeros concertos.