Investigadores distinguidos no Prémio Inovação Bluepharma

Dois projetos, liderados por investigadores e professores da NOVA Medical School foram distinguidos com duas Menções Honrosas durante a atribuição do Prémio Inovação Bluepharma 2023, que decorreu a 11 de junho de 2024, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

Pelo elevado mérito científico de que se revestiram os projetos a concurso, este ano o Júri decidiu atribuir duas Menções Honrosas, ambas conquistadas pelos investigadores da NMS, o que reflete a excelência e potencial tecnológico da investigação desenvolvida na nossa Faculdade.

Um dos projetos, denominado “Novel Approaches to Skin Pigmentation Modulation” e liderado pelos investigadores Miguel Seabra e Duarte Barral, descreve uma nova estratégia para modular a pigmentação da pele de forma segura e eficaz tendo como alvo a secreção (ao invés da produção) de melanina, ao contrário das soluções existentes. A melanina é responsável pela pigmentação da pele protegendo-a dos danos induzidos pela radiação UV e do possível aparecimento de cancro. A equipa deste projeto descobriu um novo composto promissor que induz especificamente a secreção de melanina, com elevado potencial para a indústria de cuidados da pele e aplicações dermatológicas e cosméticas.

O outro projeto distinguido, “Exploring the Antibacterial Properties of a Surfactant Based Hydrogel”, liderado pelos investigadores Otília Vieira e João Conde, descreve um hidrogel altamente eficaz contra a Neisseria gonorrhoeae, a bactéria que causa a gonorreia. Esta é uma doença sexualmente transmissível e atualmente resistente a quase todas as classes de antibióticos disponíveis. Os resultados do projeto mostraram uma redução significativa da infeção por N. gonorrhoeae, revelando o potencial deste hidrogel para desenvolvimento futuro como tratamento tópico antimicrobiano.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e contou com a presença do Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, e do presidente do júri do Prémio e Professor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos.

O Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra é atribuído a cada 2 anos e pretende distinguir projetos de investigação inovadores na área das Ciências da Saúde, desenvolvidos por investigadores portugueses de instituições nacionais ou estrangeiras.