Com três décadas de ciência e inovação, o laboratório da NOVA Medical School combina tecnologia de ponta e excelência profissional para impulsionar a investigação respiratória em Portugal
Sabia que mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com uma doença respiratória crónica?
Em Portugal, estas doenças — como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) — têm vindo a aumentar. No entanto, continuam muitas vezes subdiagnosticadas e subtratadas, o que se traduz em grande impacto na qualidade de vida e na mortalidade.
O que fazemos
O Laboratório de Exploração Funcional | Fisiopatologia da NOVA Medical School disponibiliza à comunidade um serviço de avaliação funcional respiratória de excelência, essencial para:
- Deteção precoce de doenças respiratórias;
- Confirmação de diagnósticos;
- Avaliação dos efeitos respiratórios de outras doenças ou exposições ambientais;
- Monitorização da evolução da doença e da resposta à terapêutica;
- Avaliação pré-operatória.
Experiência e Inovação
Com três décadas de experiência, o nosso laboratório tem sido pioneiro em Portugal na introdução de exames funcionais inovadores.
Fomos os primeiros a trazer para a prática clínica os testes de provocação brônquica com fármacos e a determinação do óxido nítrico exalado, ambos fundamentais no diagnóstico e monitorização da asma.
Investigação com foco no futuro
A nossa equipa dedica-se também à investigação em poluição ambiental e saúde respiratória, estudando o impacto da exposição ao ar interior e exterior. Participamos em projetos científicos que desenvolvem novos métodos de recolha e análise de biomarcadores de inflamação, contribuindo para um futuro com diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes.
Atualmente, desenvolvemos investigação na área da tosse crónica através dos seguintes estudos:
- EPICOUGH.PT – Epidemiologia e avaliação funcional da tosse crónica em Portugal - um estudo transversal realizado em cuidados de saúde primários: trata-se do primeiro estudo a avaliar a prevalência de tosse crónica no país, com alguns resultados publicados no European Respiratory Journal Open Research.
No âmbito deste projeto, implementámos o teste de provocação da tosse com capsaicina, sendo atualmente o único centro em Portugal a realizar este procedimento.
- Validação do Sistema C-mo 1.0 – Monitorização da Tosse: coordenamos o ensaio clínico multicêntrico nacional destinado à validação clínica de um pequeno dispositivo portátil desenvolvido para monitorizar a tosse durante longos períodos de tempo de forma automática, de modo a permitir melhores cuidados de saúde a doentes com tosse.
Este estudo encontra-se atualmente em fase de expansão para vários centros europeus.