Mestrado em Biologia Computacional e Bioinformática

OBJETIVOS

O Mestrado em Biologia Computacional e Bioinformática pretende formar profissionais com competências sólidas em áreas de interface entre a Informática e as Ciências da Vida desenvolvendo especificamente aptidões nas áreas da simulação/modelação de bio-sistemas e da análise de dados biológicos. Adicionalmente, os estudantes terão também uma formação sólida em programação, métodos de inteligência artificial e ciência de dados, que lhes possibilitará aplicar estas metodologias em diferentes áreas.

No 2º ano do Mestrado em Biologia Computacional e Bioinformática, os alunos poderão integrar grupos de investigação de qualquer das instituições associadas ou outras no País ou no Estrangeiro, ou ainda numa empresa, para elaborarem a Dissertação de Mestrado.

Candidaturas 2024/2025

Mais informações via email: aqui

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os graduados podem seguir carreiras nas áreas de educação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) em indústrias de serviços nacionais ou europeias, incluindo:

• Centros médicos e hospitais
  • Laboratórios Clínicos e Veterinários
  • Saúde pública
  • Ciência forense
  • Indústria farmacêutica
  • Indústria alimentar
  • Indústria cosmética
  • Indústria de biotecnologia
  • Consultoria, organizações governamentais

PROCESSO DE CANDIDATURA

Documentos necessários | Certificado de habilitações; CV

Requisitos de Acesso

• Titulares do grau de Licenciado, Mestre ou Mestre Integrado, ou equivalente, nas áreas de Biologia, Bioquímica, Química, Engenharia Química, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica ou afins;
  • Os titulares do grau de licenciado em Matemática, Informática ou áreas afins serão avaliados pela Comissão Científica do Mestrado e poderão necessitar de realizar unidades curriculares adicionais;
  • Titulares de um grau académico estrangeiro em qualquer das áreas científicas acima referidas, conferido no final de um 1.º ciclo de estudos de acordo com o Processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico estrangeiro em qualquer das áreas científicas acima referidas, que seja reconhecido como cumprindo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico das instituições coordenadoras (FCT NOVA e ITQB NOVA);
  • Detentores de um currículo académico, científico ou profissional nas áreas científicas referidas no n.º 1, reconhecido como atestando capacidade para a frequência do curso de Mestrado pelo Conselho Científico das instituições coordenadoras (FCT NOVA e ITQB NOVA), sob proposta do Mestrado Comitê Científico.

Serviço Académico - Núcleo de Pós-Graduação
NOVA MEDICAL SCHOOL