O novo doutoramento em Medicina vem dotar a NOVA Medical School de uma formação na área de investigação clínica e inovação em Saúde.
O processo de Bolonha introduziu um terceiro ciclo de estudos que visa a formação de profissionais mais qualificados e preparados para seguir uma carreira académica ou clínica e de investigação, estabelecendo assim uma ligação entre os elevados padrões do ensino superior e a investigação clínica e científica.
A NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, oferece um ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Medicina baseado nos princípios orientadores do processo de Bolonha, nomeadamente o de promover o desenvolvimento do conhecimento através da investigação original.
O plano curricular tem uma estrutura nuclear reduzida, correspondente às Unidades Curriculares obrigatórias, complementada por um leque alargado de UCs optativas. Este desenho permite, não só, o acompanhamento personalizado de cada doutorando, como também o acesso a um conhecimento diversificado por parte da Faculdade e de outras unidades orgânicas da UNL. Deste modo, o programa vem ampliar o número de alunos correspondente à oferta curricular atual e potenciar sinergias e colaborações multidisciplinares, pela participação alargada de outras unidades orgânicas da UNL. Por último, o programa desenvolve a relação da NOVA Medical School com a comunidade através do envolvimento institucional da rede Alumni. Fá-lo concretamente com a criação de um programa de Mentoring, promovendo uma cultura de aprendizagem ao longo da vida e a transferência de conhecimento
No âmbito da oferta formativa do 3º ciclo da Faculdade esta formação constitui-se como especificidade estratégica; complemento na oferta formativa; inovação no ensino de abordagens metodológicas na investigação médica; extensão de escala e promoção da interdisciplinaridade na oferta curricular; potencial de extensão à comunidade.