Bolsa para Estudante de Doutoramento @ Laboratório Cláudia Nunes Santos (DAI/2021/18)

Bolsas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por estudante de Doutoramento. Prazo limite: 26 de Fevereiro de 2022.

Referência DAI/2021/18, no âmbito do projeto ERC-2018-STG 804229 - LIMBo, na instituição CEDOC - Chronic Diseases Research Centre (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|FCM), Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado por fundos internacionais através do European Research Council, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Bioquímica e Biologia Celular

 

Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):

- Licenciatura ou Mestrado na área da investigação Biomédica ou áreas afins;

- Inscrição em Doutoramento na área das Ciências da Vida ou áreas afins. (O comprovativo de inscrição no Doutoramento poderá ser obtido até a contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num Doutoramento de acordo com o plano de trabalho da bolsa);

- Experiência em cultura de células de mamíferos;

- Titular do Curso LAS - Laboratory Animal Science (Função A+D) para Rato.

 

Plano de trabalhos:

O BI a ser recrutado trabalhará com modelos de doença de Parkinson in vitro e in vivo. Pretende-se estudar os mecanismos moleculares que medeiam os efeitos dos metabolitos de (poli)fenol de baixo peso molecular nas células cerebrais, particularmente a interação cruzada entre neurónios e células microgliais, e ver como eles podem mitigar efeitos inflamatórios ou oxidativos. Paralelamente, será considerado um ensaio em animais para traduzir os efeitos benéficos de uma intervenção nutricional com bagas, usando um modelo animal da doença de Parkinson.

 

Legislação e regulamentação aplicáveis:

A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei 40/2004, de 18 de agosto) e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.

 

Local de trabalho:

O bolseiro integrará o grupo Molecular Nutrition and Health do CEDOC – Chronic Diseases Research Centre (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS), Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a orientação científica da Doutora Cláudia Nunes dos Santos.

 

Duração da bolsa e data de início prevista:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 1 de junho de 2022.

O contrato de bolsa é eventualmente renovado por igual período até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa corresponde a € 1144,64 (mil cento e quarenta e quatro euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P., no país.

 

Métodos de seleção:

A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.

 

Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:

- Experiência em manipulação, cirurgia e comportamento animal – 25%;

- Experiência em técnicas moleculares e de imagem será considerada – 25%;

- Carta de motivação – 20%;

- Bom domínio da língua inglesa (comunicação escrita e oral) – 10%;

- Pensamento crítico, boa capacidade de organização e comunicação e capacidade de trabalhar em equipa – 10%;

- Bom relacionamento interpessoal – 10%.

 

Se o júri considerar relevante, pode prosseguir com entrevista. Assim, a avaliação final será composta por 90% da avaliação curricular prévia e 10% da avaliação da entrevista.

 

Composição do Júri de seleção:

- Doutora Cláudia Nunes dos Santos, Investigador Principal, Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa - Presidente do Júri;

- Doutora Inês Figueira, PhD, Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa – 1º Vogal Efetivo;

- Doutora Sandra Tenreiro, PhD, Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa – 2º Vogal Efetivo;

- Doutora Gabriela Silva, Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa – 1º Vogal Suplente;

- Doutora Rita Teodoro, Professor Auxiliar Convidado, Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa – 2º Vogal Suplente.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados ​​por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso está aberto de 14 de fevereiro até às 0h00 de 26 de fevereiro de 2022 e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).

As candidaturas têm que ser enviadas por email, para applications@nms.unl.pt, mencionando a referência DAI/2021/18 no Assunto/Subject da mensagem.

 

As candidaturas devem ser formalizadas com o envio de Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de habilitações, comprovativo de registo num PhD ou declaração no CV ou na Carta de Motivação de que se pretende inscrever num PhD e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

A FCM | NMS reserva-se no direito de não conceder a bolsa proposta se os candidatos não satisfizerem os requisitos indicados neste edital.

Grupo de Investigação